Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Dia 08 de abril - Dia Mundial de Combate ao Câncer





Na mídia:


  • Dia Mundial de Combate ao Câncer: casos da doença disparam em MG

Hoje é considerado Dia Mundial de Combate ao Câncer e os números da doença só tem crescido. Entretanto, os tratamentos estão cada vez mais eficazes e apresentando melhores resultados. 

 http://noticias.r7.com/minas-gerais/mg-no-ar/videos/dia-mundial-de-combate-ao-cancer-casos-da-doenca-disparam-08042015



  • Dia Mundial de Combate ao Câncer: Oportunidade de rever hábitos

     

     

    Temas sobre câncer são muito divulgados na mídia. A incidência da doença tem aumentado a cada ano. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2030, pode-se esperar 27 milhões de casos novos de câncer, 17 milhões de mortes por câncer e 75 milhões de pessoas vivas com câncer. Mesmo com estes dados disponíveis, as pessoas não têm agido preventivamente contra a doença.
     
    Inúmeras são as maneiras de prevenir o câncer, seja com uma boa alimentação, com a prática de exercícios físicos ou evitando o tabagismo e uso indiscriminado de bebida alcoólica. O Dia Mundial de Combate ao Câncer é uma oportunidade para rever nossos hábitos.
     
    Segundo Dr. Amândio Soares, médico oncologista da Oncomed BH, existem duas formas de prevenção da doença: prevenção primária e secundária. “A primeira baseia-se na mudança dos hábitos de cada indivíduo, como a redução dos fatores ambientais, que influenciam na causa de uma determinada doença”, explica. O especialista da Oncomed lembra que uma pequena parcela dos tumores malignos são considerados hereditários (até 10%). A maioria está relacionada à exposição de fatores ambientais (tabagismo, hábitos alimentares, infecções, exposição solar etc.). “A prevenção secundária consiste no diagnóstico precoce, já que quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, mais chances o paciente tem de cura”, completa o médico.
     
    O ferroviário Gilberth Cássio, de 33 anos, é paciente da Oncomed – BH e nunca se preocupou com a prevenção do câncer, mesmo fazendo parte do grupo de risco. Ele descobriu o câncer de reto em setembro de 2014 e está em fase de tratamento. Percebeu que sua saúde tinha algum problema durante um exame periódico da empresa em que trabalhava, onde o resultado teve uma alteração. Porém, não deu importância ao resultado do exame e, somente em agosto do ano passado, quando os sintomas se agravaram, procurou um médico e descobriu a doença. Iniciou o tratamento imediatamente: realizou cirurgia, radioterapia e agora faltam quatro sessões de quimioterapia para finalizar a programação terapêutica. Apesar dos efeitos da medicação, Gilberth passa bem: “eu não tinha uma vida saudável e a minha alimentação era desregrada. Sempre gostei de comer massas, sanduíches e muito churrasco. Tentei por várias vezes praticar exercícios físicos, mas nunca tive disciplina para dar continuidade. Com tudo isso, eu me encontrava acima do peso. Hoje, eu não consigo me alimentar muito bem, pois a medicação alterou o meu paladar. Não tenho o mesmo prazer em degustar os alimentos como eu tinha antes. Não sinto o sabor da carne, que eu tanto gostava. Assim que terminar o tratamento, quero ter uma dieta controlada, além de praticar exercícios físicos, pois hoje me dei conta do quanto são importantes para a saúde. A prevenção é fundamental e precisamos bater nesta tecla para alertarmos a população”, finaliza o paciente da Oncomed.
     
     
     
    Para contribuir com a propagação de informações sobre a prevenção do câncer, entrevistamos o médico oncologista Dr. Amândio Soares Fernandes Junior, diretor da Oncomed Belo Horizonte, que respondeu algumas perguntas sobre o assunto.
     
     
    http://www.segs.com.br/saude/36188-08-04-dia-mundial-de-combate-ao-cancer-oportunidade-de-rever-habitos.html

    obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
    abs,
    Carla
     
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla