Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Gerontólogos promovem maior índice de satisfação em idosos institucionalizados

😐Estudo realizado por investigadores do Instituto Politécnico de Bragança e da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro conclui que as pessoas idosas institucionalizadas apresentam maiores níveis de satisfação em instituições geridas por gerontólogos.
Intitulado “The academic background of gerontologists and client satisfaction in long-term residential care for older persons”, a investigação pretendeu avaliar o efeito do grau académico dos gestores de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) no nível de satisfação dos residentes. O estudo, divulgado pela revista científica “Educational Gerontology”, conta com uma amostra de 12 lares e 160 adultos institucionalizados, em Portugal.
Nos anos recentes, o panorama dos serviços de cuidados de longa duração tem mudado consideravelmente, não apenas em número, mas também nos padrões de qualidade do cuidado prestado à população idosa (e frágil). Neste sentido, assiste-se a um contínuo investimento na qualificação dos profissionais que providenciam e estão envolvidos no cuidado das pessoas mais velhas.
O gerontólogo – profissional licenciado em Gerontologia – surge para dar resposta às necessidades decorrentes do envelhecimento, tendo vindo a assumir funções de liderança de equipas e cargos de direção técnicas nas ERPI.
Os residentes das instituições geridas por um gerontólogo reportam maiores níveis de satisfação nos domínios relacionados com a eficiência da organização, a empatia dos colaboradores e a informação e participação nos processos de tomada de decisão. Trata-se de domínios que, de acordo com os investigadores, refletem a abordagem centrada na pessoa, inerente à prática profissional do gerontólogo, possibilitando, assim, a gestão do cuidado de acordo com as necessidades individuais, as preferências e as capacidades de cada residente.
Recorde-se que os programas de formação em Gerontologia, ao nível do 1.º ciclo, surgiram em Portugal em 2002, abrangendo uma ampla gama de conhecimentos científicos baseados em questões biopsicossociais do envelhecimento, que se refletem na melhoria das intervenções ao nível dos serviços, políticas e respostas em prol do envelhecimento (saudável, ativo e digno). Neste sentido, o gerontólogo está particularmente apto para compreender as necessidades da pessoa adulta, de modo a planificar o ambiente físico e organizacional de acordo com as mesmas e, assim, aumentar os padrões de qualidade dos serviços.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://angerontologos.pt/Noticias/post.php?s=2017-03-06-gerontologos-promovem-maior-indice-de-satisfacao-em-idosos-institucionalizados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla