Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Câncer não escolhe idade

 

POR CAMALEÃO08 DE MARÇO | 2024

“Você é muito jovem para ter câncer” - é o que muitos pacientes oncológicos ouvem ao buscar atendimento de saúde. Essa ideia equivocada pode atrasar o diagnóstico e diminuir as chances de cura de quem enfrenta o câncer. 

Eu mesma acreditei que era muito jovem para ter câncer. Quando fui em busca de atendimento, jamais imaginei o diagnóstico que me aguardava. Entrei na consulta uma estudante de 23 anos e saí de lá uma paciente oncológica. Eu não sabia o que era linfoma, muito menos quem era Hodgkin. Mas eu já tinha ouvido falar em câncer - e só a palavra já me assustava!

Embora seja mais prevalente em pessoas mais velhas, o câncer é uma doença muito democrática. Câncer não escolhe idade. Câncer não escolhe gênero. Câncer não escolhe condição socioeconômica. E, infelizmente, cada vez mais pessoas têm sido diagnosticadas - e cada vez mais cedo.

Segundo estudo da BMJ Oncology, nas últimas três décadas o número de novos casos de câncer entre pessoas com menos de 50 anos aumentou 79% em todo o mundo. 

E, ainda que fatores genéticos possam ter influência, já é sabido que são os hábitos e fatores ambientais os maiores responsáveis pela incidência de vários tipos de câncer. Má alimentação, consumo de álcool, tabagismo e sedentarismo são fatores de risco, e devem ser evitados.  

A educação é nossa aliada contra o câncer. Campanhas de conscientização, como o Abril Branco e o Outubro Rosa, ajudam a ampliar o conhecimento sobre o câncer, o que auxilia no diagnóstico precoce - fundamental para reduzir os impactos da doença e aumentar as chances de cura. 

Além disso, precisamos acolher os jovens que enfrentam o câncer. Adolescentes e adultos jovens são um grupo com necessidades especiais, muitas vezes negligenciadas. 

Ninguém é muito jovem para ter câncer. No Instituto Camaleão, oferecemos um grupo especial para pacientes com menos de 30 anos, um espaço de escuta, acolhimento e troca de experiências. 

Treze anos depois do câncer, eu estou aqui, compartilhando minha história e mostrando para outros jovens que existe vida após o diagnóstico - e ninguém precisa passar por isso sozinho!

CATEGORIAS: BLOG






FONTE: https://institutocamaleao.org/blog/cancer-nao-escolhe-idade



Abril Azul: mês de conscientização do autismo     Dia Nacional de Combate ao Câncer

      

TESTÍCULOESÔFAGODia Mundial do Combate ao Câncer é comemorada anualmente em 8 de abril. |  Camprev

 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla