Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Dia Mundial do Doador de Medula Óssea (18/09); O que é medula óssea?

 

 

AMEO - Associação da Medula Óssea

A medula óssea é um tecido gelatinoso encontrado no interior dos ossos, conhecida popularmente como “tutano”. Ela contém as células-tronco responsáveis pela fabricação das células sanguíneas (hematopoese).

Medula Óssea é diferente de Medula Espinhal. A medula espinhal fica dentro da coluna vertebral e é responsável pelo sistema nervoso, transmitindo os impulsos nervosos. A medula espinhal não é afetada no transplante de medula óssea, portanto, não existe risco de perda dos movimentos.

O que é medula óssea?

As células-tronco são células muito especiais. Essas células existem no interior da medula óssea e são responsáveis pela formação do sangue durante toda a vida. Essa é a célula que efetivamente substituímos quando realizamos um transplante de medula óssea.

Essas células têm duas características distintas:

1- Elas conseguem se reproduzir, duplicando-se, gerando duas células com iguais características;

2– Conseguem diferenciar-se, ou seja, adquirir características diferenciadas de células maduras com funções específicas.

 

 

O que é Medula Óssea

A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, também conhecido popularmente por “tutano”, que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

A medula óssea se localiza na parte esponjosa dos ossos chatos (por exemplo, a bacia), onde o desenvolvimento das células do sangue acontece.

A célula que origina as células sanguíneas é chamada de célula progenitora ou célula-mãe, estas células existem em pequeno número no sangue e em maior quantidade na medula óssea. As células- mãe se auto renovam ou se diferenciam e passam por diversos estágios de maturação, antes de passarem para o sangue. O processo de formação das células sanguíneas é chamado de hematopoeise.

A célula progenitora mielóide dá origem aos eritrócitos, plaquetas, glóbulos brancos granulócitos (neutrófilos, eosinófilos, basófilos), mastócitos e aos monócitos. O progenitor linfóide da origem a linfócitos T e B e células NK (natural killer).

 

 FONTE: https://ameo.org.br/o-que-e-medula-ossea/

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE : https://ameo.org.br/paciente/tudo-sobre-medula-ossea/

 

 

 

 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla