Powered By Blogger

terça-feira, 5 de novembro de 2024

MELHOR IDADE: Está perdendo músculo? 8 maneiras que esta condição pode afetar sua saúde

 

Do movimento ao metabolismo e muito mais, os músculos são multitarefas. Mas o que acontece se você perder muita massa muscular?

 

 

Você está cansado quando chega ao topo das escadas? Esteve doente ou hospitalizado e perdeu peso recentemente? Está andando mais devagar que o normal? Tudo isso pode ser sinal de perda muscular, e é mais comum do que você imagina.

Perda muscular avançada, ou sarcopenia, afeta um em cada três adultos com 50 anos ou mais, de acordo com o estudo de revisão Age and Ageing. "Você tem mais de 600 músculos em seu corpo, que representam até 40% do seu peso corporal, e isso é quase metade de seu corpo", explica Suzette Pereira, Ph.D., pesquisadora especializada em saúde muscular na Abbott. “Embora o envelhecimento seja natural, perder muito músculo não é, e pode afetar diretamente sua mobilidade, força e níveis de energia, sistema imunológico e até mesmo a função dos órgãos”.

Como os músculos estão intrinsecamente ligados a tantos sistemas, pesquisas publicadas no The Journal of Post-Acute and Long-Term Care Medicine argumentam que a massa muscular de uma pessoa é um preditor de saúde muito melhor do que o IMC, ou índice de massa corporal.

 

Mas quais são os riscos de perder muito músculo? Embora a perda muscular avançada seja comum em idosos ou com algumas doenças crônicas, também é um alerta de que sua saúde pode estar em risco:

  • Quedas: as fraturas são as principais causas de lesões e morte entre idosos.1
  • Mobilidade: a perda de força pode limitar a mobilidade e resultar em perda de independência.2
  • Peso: a massa muscular é a maior determinante da taxa metabólica, ou quantas calorias você queima por dia.
  • Saúde do coração: o coração é um músculo e a perda muscular pode afetar a saúde cardiovascular.
  • Resistência à insulina: os músculos usam a glicose no sangue, ou açúcar, como combustível. A perda muscular pode aumentar o risco de resistência à insulina.3
  • Complicações hospitalares: pacientes com baixa massa muscular são propensos a lesões por pressão, infecções e, muitas vezes, são incapazes de completar tratamentos fisicamente exigentes, como quimioterapia.
  • Problemas respiratórios: para pessoas com problemas respiratórios, a perda muscular pode levar a complicações adicionais.4
  • Expectativa de vida: uma maior proporção de músculo para gordura tem sido associada a uma maior longevidade em idosos.

Diante desses dados, é preciso escolher estratégias diárias como uma dieta equilibrada e um programa de exercícios para se manter ativo e forte e fazer as coisas que ama.

Referências

1Bergen G. MMWR Morb Mortal Wkly Rep. 2016;65:993-998
2Ronenn Roubenoff. The Journals of Gerontology. 2003;58:M1012-1017
3Srikanthan P, et al. PLoS ONE.2010;5:e10805
4 Byun MK. Int J Chron Obstruct Pulmon Dis.2017;12:669-675

Material destinado a todos os públicos. Julho/2023. ANBRENS202330172.

 

 

FONTE: https://www.abbottbrasil.com.br/

 

  

 
23 DE NOVEMBRO CANCER INFANTO JUVENIL de www.sbp.com.br

 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla