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quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Diabetes tipo 1: do diagnóstico ao empreendedorismo

 

 

Momento Diabetes | 11/11/2024

 

 Diagnosticada com DM1 quando era criança, Beatriz enxergou possibilidades de empreendedorismo onde, antes, só havia falta de informação.

 

 

Por Priscila Horvat*

Ela era só uma garotinha de apenas seis anos quando foi diagnosticada com diabetes tipo 1 (DM1). Com a adolescência, veio também a curiosidade por saber mais sobre a doença e a necessidade de procurar mais informações sobre o assunto.

Enquanto crescia, a carioca Beatriz Scher, hoje com 30 anos, sofreu com muitos episódios de hiperglicemia, fato que a fez mergulhar fundo em estudos sobre esse universo. Por meio de suas pesquisas, Beatriz descobriu que a bomba de insulina era a opção mais moderna e benéfica para a saúde, além de ajudar a reduzir os episódios de hiperglicemia, que quadro caracterizado pela elevação dos níveis de açúcar no sangue.

Porém, durante suas pesquisas na internet, a jovem percebeu que todos os conteúdos que encontrava eram do exterior.

“Não encontrei nenhum blog ou influenciador que abordasse o uso dos tratamentos e outros dados atrelados ao universo da diabetes no Brasil. A minha bomba de insulina custaria mais de R$ 20 mil no particular, mas eu consegui de forma gratuita, a partir de uma ação judicial, uma vez que o SUS só fornecia a canetinha. Eu queria que outros com a mesma condição que a minha tivessem acesso a essa informação e, quando pesquisassem, pudessem encontrar um canal que fornecesse todo o passo a passo de como conseguir e usar esse tratamento”, comenta Beatriz.

Na ausência de informação e de acesso aos tratamentos gratuitos, Beatriz encontrou um caminho para ajudar outras pessoas, e o que era uma dificuldade pessoal foi transformada em motivação para criar uma comunidade virtual em prol da conscientização sobre a doença.

Diabetes nas redes sociais

Assim, em 2016, ela se lançou no universo online e começou a produzir conteúdo sobre diabetes, publicando-o no perfil www.instragram.com/biabetica. “Decidi criar um canal no qual diabéticos pudessem conhecer um pouco melhor sobre a patologia. Meus conteúdos vão de dicas para usar a bombinha de insulina, até temas mais profundos, como a integração social dos diagnosticados com a condição. Porém, tive o meu boom quando comecei a compartilhar sobre o tratamento gratuito que consegui pelo governo, via ação judicial, e que no particular custaria mais de R$ 20 mil”, explica.

Por viver e sentir na pele as dores do seu público, Beatriz sabia exatamente o que falar, quais as reclamações, o que costuma incomodar cada pessoa que vive com diabetes. Ela nunca enfrentou questões de vergonha ou dificuldades familiares para lidar com a diabetes. Nunca teve problema em usar biquínis com bomba de insulina à mostra ou de se sentir mal com a estética dos aparelhos.

Empreendedorismo

No entanto, conforme a comunidade que criou no Instagram foi crescendo, Beatriz se deparou com muitas pessoas que tinham dificuldade ou vergonha em lidar com o dia-a-dia da doença. Uma das maiores queixas de todos sempre foi a falta de produtos personalizados.

“Os produtos para diabéticos sempre são em cores neutras, hospitalares, sem personalidade, com poucas opções de escolha. Uma vez vi uma influencer diabética europeia personalizando sua bomba de insulina em um vídeo e também quis fazer na minha. Meus seguidores amaram tanto que se interessaram em comprar e eu investi nisso. Hoje tenho adesivos para mais de 12 diferentes modelos de bombas de insulina, são mais de 30 estampas”.

Nas suas redes sociais, Beatriz compartilha a rotina de uma pessoa com a condição, além de educar sobre tratamentos, aparelhos e tudo relacionado ao universo da diabetes. Com a boa aceitação dos adesivos, em 2017 surgiu o empreendedorismo com a loja Biabética, um e-commerce especializado em acessórios alegres e divertidos indicados para pessoas que têm a mesma condição.

São diversos produtos que ajudam no dia a dia, como estojos, bolsas térmicas, biquínis com suporte combinando para bomba de insulina, diários para diabéticos, necessaires e até lingerie de perna para bombinha disponível em várias cores.

Hoje, Beatriz é conhecida como a “influencer da diabetes”, estuda biomedicina e é um exemplo de como é possível conviver com o diabetes de forma saudável e sem neuras.


*Priscila Horvat é jornalista com foco em saúde e integra a equipe da Momento Diabetes.


 

FONTE: https://www.momentodiabetes.com.br/dm1-o-caminho-do-diagnostico-ao-empreendedorismo/


 

 

 
23 DE NOVEMBRO CANCER INFANTO JUVENIL de www.sbp.com.br

 

 


 

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abs

Carla

 

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