Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Demência já atinge cerca de 35,5 milhões de pessoas no mundo

Número pode dobrar nos próximos vinte anos. Para alguns tipos da doença, há prevenção e um dos "remédios" é o carinho.

Mônica Teixeira Rio de Janeiro, RJ



Entre os sintomas mais comuns da demência estão a perda de memória, dificuldade de executar tarefas simples como trocar de roupa, escovar os dentes, desenhar ou de reconhecer objetos, como lápis, cadeira, relógio.

A doença pode ter várias causas, como o uso de alguns medicamentos para o coração ou mal de Parkinson, o hipotireoidismo e a falta de vitamina B12, encontrada em carnes, nos cereais e no leite.

Nesses casos, o problema é reversível. Já os derrames no cérebro causam lesões para sempre, a chamada demência vascular. Há prevenção com controle dos fatores de risco, como pressão alta, diabetes, fumo, álcool e sedentarismo.
A causa mais comum de demência é o mal de Alzheimer, que normalmente se manifesta a partir dos 65 anos. Esquecer fatos recentes é um dos primeiros sinais da doença. A pessoa se lembra do que aconteceu anos atrás, mas não se recorda do que acabou de fazer. O comportamento também muda. A pessoa também pode se tornar agressiva e na maioria das vezes não reconhece que está doente.

“Em uma fase intermediária da doença, o individuo já começa a se confundir no próprio ambiente familiar. Às vezes, o que é muito rotineiro para ele, como onde é o banheiro, onde é a cozinha. O paciente às vezes tem muita teimosia, muita agressividade”, explica Carla Jevoux, neurologista.
A doença não tem cura, mas o tratamento pode retardar a evolução dos sintomas. Para lidar com a doença é preciso paciência, tolerância e o envolvimento de todos. O amor é um poderoso remédio.

fonte:http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/04/demencia-ja-atinge-cerca-de-355-milhoes-de-pessoas-no-mundo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla