Powered By Blogger

domingo, 22 de abril de 2012

Dicas de Alimentação para Pacientes com Câncer II

Perda de Peso

 
Muitos pacientes com câncer perdem peso durante seu tratamento. Isso se deve parcialmente aos efeitos da própria doença sobre o corpo. Além disso, se você perdeu o apetite e estiver comendo menos do que o normal por causa do tratamento ou devido a preocupações emocionais, você poderá perder peso. As seções “Como aumentar as calorias” e “Como aumentar as proteínas” lhe darão algumas idéias para reduzir a perda de peso ou mesmo ganhar alguns quilos.


 

Ganho de Peso

 
Alguns pacientes percebem ganho de peso durante o tratamento. É importante não fazer uma dieta imediatamente se você notar um ganho de peso. Em vez disso, converse com seu médico para descobrir o que pode estar causando essa mudança. Algumas vezes, o ganho de peso acontece porque determinados medicamentos anticâncer podem fazer o seu corpo reter um excesso de líquidos. Essa condição é chamada de edema. Se esse for o seu caso, seu médico poderá pedir que você converse com um nutricionista para obter diretrizes limitar a quantidade de sal que você ingere. Isso é importante porque o sal faz seu corpo reter água extra. O médico poderá prescrever também um diurético, que é um remédio que faz seu corpo eliminar o excesso de líquidos.

O ganho de peso também pode ser decorrente de um aumento do apetite e da ingestão de alimentos e calorias extras. Se for esse o caso e você quiser parar de ganhar peso, seguem algumas dicas que podem ajudar. Converse com um nutricionista para obter mais orientação:

Prefira frutas, legumes, pães e cereais integrais.

Escolha carnes magras sem gordura, frango sem pele e laticínios com baixo teor de gordura (leite desnatado ou semidesnatado, iogurtes light).

Evite manteiga, maionese, doces e outros extras.

Escolha métodos de cozinhar com pouca gordura e poucas calorias (assar, grelhar e cozinhar no vapor).

Evite comer petiscos ricos em calorias durante as refeições.

Se sentir vontade, aumente a quantidade de exercícios físicos que faz.





p.s: não esqueça de consulta médico e/ou nutricionista.

fonte:http://www.abrale.org.br/apoio_paciente/dicas/prob_alimentacao.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla