Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de abril de 2012

MAIS DICAS PARA NÃO CAUSAR AGITAÇÃO EM IDOSOS COM ALZHEIMER

MAIS DICAS  PARA NÃO CAUSAR AGITAÇÃO EM IDOSOS COM ALZHEIMER

 *Procure tratar o idoso com a maior naturalidade possível, não o tratando com uma criança ou como um doente, mesmo que o seja. Agir assim pode evitar mal-entendidos e conflitos. Lembrar que o idoso pode perceber e ter sentimentos, como nós.

*Ocupação, atividades e tarefas domésticas ou sociais ajudam a preencher o tempo, dando valorização e importância ao idoso.

*Como cuidador e familiar, não tenha muitas expectativas ...de que o idoso irá melhorar, ou que se consiga controlar bem todos os seus sintomas. Estamos lidando como uma doença que AINDA não tem cura ou controle efetivo. Procure ser realista!

*Evite discutir com o idoso! A maneira de reagir e de entender os fatos está alterada. Tentar convencer ou discutir, com muitos argumentos, como adultos normais, só irá piorar a agitação.



*Repetiremos sempre: é a doença, é o quadro de Alzheimer que gera problemas de comportamento. O idoso não agita deliberadamente, de propósito.

*Contornamos melhor a agitação, se temos um ambiente agradável e seguro, se proporcionamos e supervisionamos atividades e tarefas durante todo o dia, se temos apoio dos familiares e de outros cuidadores (se os tiver), aprendendo juntos habilidades necessárias para melhor cuid...ar do idoso.

*Em muitos casos, a agitação ocorre devido à pouca preparação do cuidador e do familiar em saber lidar com o idoso afetado pela doença de Alzheimer.

*Carinho, afeto e atenção tornam o idoso mais fácil de lidar, em caso de agitação.

*Não dê falsas promessas e nem diga mentiras. Conquiste cada vez mais a confiança do idoso.

*O idoso, pela doença de Alzheimer, pode esquecer facilmente. Portanto, não fique criticando-o ou lembrando-o de episódios tristes e angustiantes do passado.

*Para saber lidar com o idoso com Alzheimer, é necessário aprender o que é esta doença, trocar informações com profissionais de saúde e participar de grupos como esse - FACEBOOK CUIDAR DE IDOSOS.
*Como cuidador e familiar, não tenha muitas expectativas de que o idoso irá melhorar, ou que se consiga controlar bem todos os seus sintomas. Estamos lidando como uma doe...nça que AINDA não tem cura ou controle efetivo. Procure ser realista!

*Um ambiente propício, bem iluminado, calmo e tranqüilo, bem sinalizado, sem muitas alterações na rotina diária deixa o idoso mais calmo e com melhores condições de lembrar de “seu” lugar, de sua casa. Evitar muitas aglomerações, muitas confusões e muitas festas.

*A agitação pode resultar de fome ou sede. Procure supervisionar a alimentação do idoso.

*A agitação pode ser sinal de dor ou de outro desconforto físico. Pergunte ao idoso, com calma e clareza, o que ele está sentindo. Procure em seu corpo algum sinal de problemas de saúde.

*Evite tarefas cansativas e difíceis, não dando ao idoso, responsabilidade além de suas possibilidades
.
*Paciência, paciência, muita paciência!

*Mesmo com todas estas dicas acima, o idoso ainda pode estar difícil de ser controlado, tornando-se sempre agitado. Este tipo de situação causa um grande estresse aos familiares e cuidadores. 


Converse com o médico do idoso sobre o problema, pois neste caso, junto com todas estas dicas, será necessário o uso de medicamento para controlar a agitação e o comportamento.

fonte:http://www.facebook.com/cuidardeidosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla