Powered By Blogger

terça-feira, 24 de abril de 2012

Rede pública começa a usar novo remédio para tratar vítimas de AVC

O medicamento desentope os vasos sanguíneos e deve ser usado até quatro horas e meia depois do aparecimento dos sintomas.
Fabio Turci São Paulo



A rede pública de saúde já está autorizada a usar mais um remédio no tratamento do acidente vascular cerebral, o AVC, provocado por entupimento dos vasos sanguíneos.
Segundo os médicos, este remédio pode salvar vidas. O alteplase já é oferecido na rede pública de saúde para o tratamento de infarto. Agora vai ser usado no SUS, também, nos casos de acidente vascular cerebral.
“O paciente não tratado adequadamente com esta doença, vai evoluir com grandes sequelas, vai ser um paciente improdutivo. Com o uso dessa medicação você pode diminuir a sequela”, explica Santino Lacanna, neurocirurgião.

O alteplase só é usado em pacientes com AVC isquêmico, ou seja, quando um coágulo entope alguma veia ou artéria do cérebro. O medicamento é injetado na corrente sanguínea e dissolve o coágulo, liberando a passagem do sangue.
Mas o remédio deve ser usado com muito cuidado. Ele afina o sangue, deixa mais líquido, e isso, segundo os médicos, pode provocar hemorragia. O chefe da neurologia da Santa Casa de São Paulo afirma que esse risco limita o uso do medicamento.
Ele só é indicado se o derrame não for muito extenso. Se o paciente estiver com a pressão arterial e a glicose sob controle. Se o tratamento começar, no máximo, quatro horas e meia depois dos primeiros sintomas.
“Quando pode ser aplicado, ele deve ser aplicado e traz resultados bastante satisfatórios. Porem é uma medicação de risco. E só deve ser aplicado em centros especializados, onde haja médicos neurologistas devidamente treinados para seu uso”, informa Rubens Gagliardi, chefe de neurologia da Santa Casa – SP.

fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/04/rede-publica-comeca-usar-novo-remedio-para-tratar-vitimas-de-avc.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla