Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele terá exames gratuitos

Sociedade Brasileira de Dermatologia faz campanha para aumentar prevenção da doença

Por Minha Vida

O Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, lembrado neste sábado 24 de novembro, será comemorado com uma campanha nacional realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que oferecerá exames preventivos gratuitos para a população de quase todo o país. Serão 1.500 dermatologistas voluntários e outros profissionais de saúde que atenderão em 144 postos de saúde e hospitais públicos em 25 dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.
Esse tipo de câncer é o mais comum entre brasileiros acima de 40 anos. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer apontam que o Brasil poderá ter mais de 134 mil novos casos em 2013, representando 25% do total de tumores malignos. "Nós já sabemos o que causa o câncer da pele e quem pode ter", explica o dermatologista Marcus Maia, coordenador do Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele, da SBD. "O exame, portanto, é importante principalmente para os pacientes de risco."


Os principais fatores de risco são:

- Caso de câncer da pele na família;

- Pele muito clara que sempre fica vermelha e nunca bronzeia;

- Cabelos claros;

- Olhos claros;

- Muitas pintas pelo corpo;

- Já ter sofrido queimaduras pelo sol;

- Sardas na face e/ou ombros;

- Já ter tratado um câncer da pele;

- Já ter tomado muito sol sem proteção;

- Possuir uma pinta que esta mudando de cor;

- Possuir uma "feridinha" que não cicatriza;

- Idosos.


A SBD realiza essa campanha de exame preventivo já há 13 anos, atendendo no total mais de 420 mil pessoas. Os endereços dos locais de atendimento poderão ser consultados pelo site da SBD (www.sbd.org.br) e também gratuitamente pelo número 0800-7013187 (que estará ativo de 05/11 a 24/11).

Hábitos diários ajudam a prevenir o câncer de pele

Além de prestar atenção aos fatores de risco e realizar exames preventivos, é importante adotar cuidados simples que são muito eficazes para ajudar a evitar que o câncer de pele se desenvolva:


Passe protetor solar diariamente


A radiação solar provoca menor resposta imunológica da pele que, por sua vez, fica mais vulnerável ao aparecimento do câncer. Por isso, use protetor solar todo dia, mesmo que esteja frio ou nublado (as nuvens não bloqueiam totalmente todos os raios solares). Outro cuidado importantíssimo é passar o protetor vinte minutos antes de se expor ao sol e reaplicar sempre que se molhar ou suar. Se você tem crianças, o cuidado deve ser redobrado.


Evite horários de sol mais forte

Prefira tomar sol em um horário que não seja entre 10 da manhã e quatro da tarde, período em que os raios de sol estão muito fortes.

Consuma alimentos que ajudam a prevenir

Um artigo da Dra. Niva Shapira, publicado no jornal Nutrition Rewiews, aponta que um dos maiores culpados pela maioria dos cânceres de pele, inclusive o temido melanoma, é a alimentação pobre em nutrientes vitais ao nosso organismo. Proteínas, carboidratos, gorduras e açúcares, se consumidos na quantidade certa, também podem ter um fator de proteção contra o câncer. A pele precisa desses nutrientes para ser mais saudável.


Não deixe de consultar o seu médico.

fonte:http://msn.minhavida.com.br/saude/materias/15832-dia-nacional-de-combate-ao-cancer-de-pele-tera-exames-gratuitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla