Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Sociedades médicas definem padrão brasileiro de diagnóstico e tratamento do sarcoma de Kaposi epidêmico

No próximo dia 30 de novembro de 2012, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), promove o 1º Encontro da Diretriz Brasileira de Infecto-Oncologia em Sarcoma de Kaposi Epidêmico, em prol do manejo dos pacientes atingidos pela doença.






Reunindo médicos, especialistas e pesquisadores de São Paulo, o encontro, cuja data foi propositadamente marcada para a véspera do Dia Mundial de Luta contra a Aids, tem como objetivo estabelecer diretrizes mínimas de diagnóstico e tratamento para o sarcoma de Kaposi epidêmico, doença que atinge pacientes infectados pelo vírus HIV, visando padronizar o tratamento da enfermidade.



A iniciativa, inédita no País, reúne pela primeira vez as duas sociedades, buscando aproximá-las para que juntem esforços no aperfeiçoamento deste tipo de tratamento raro. “Quando lidamos com doenças não muito frequentes é importante que sigamos diretrizes bem estabelecidas, baseada na melhor evidência científica para tratarmos melhor nossos pacientes e atingirmos os melhores resultados”, afirma o presidente da SBOC, Anderson Arantes Silvestrini.



Segundo Marcelo Simão Ferreira, presidente da SBI, com o prolongamento da expectativa de vida dos portadores de HIV, há um crescimento no desenvolvimento deste tipo de câncer e é fundamental que sejam definidas normas de procedimento para o tratamento do sarcoma de Kaposi epidêmico. “É um momento importante para divulgarmos aos infectologistas a evolução do tratamento e a vantagem de se utilizar novas drogas que têm se mostrado muito eficientes para os pacientes.”



Durante o evento, além de uma visão geral da doença, serão discutidas formas de diagnóstico do Sarcoma, desafios no tratamento pela visão de infectologistas e oncologistas, discussão interativa de casos, projeto de diretrizes para diagnóstico e tratamento do sarcoma de Kaposi epidêmico e a ampliação e interação das especialidades para o tratamento da Aids e outras neoplasias.





Sobre o sarcoma de Kaposi epidêmico

O sarcoma de Kaposi (SK) é a neoplasia mais incidente em indivíduos infectados com o HIV. O risco de desenvolvimento da doença aumenta com o enfraquecimento do sistema imunológico e pode acometer diversos órgãos. Se não tratada, pode levar à queda significativa da qualidade de vida e ter evolução fatal. As lesões são indolores e não pruriginosas, o que frequentemente leva a um retardo no diagnóstico tanto do SK como da infecção pelo HIV.



Serviço:

O que: 1º Encontro da Diretriz Brasileira de Infecto-Oncologia em Sarcoma de Kaposi epidêmico

Quando: 30 de novembro de 2012

Onde: Blue Tree Premium Morumbi

Endereço: Av. Roque Petroni Jr., 1000 – Brooklin Novo – São Paulo


fonte:http://www.amb.org.br/Site/Home/NOTÍCIAS/Sociedades%20médicas%20definem%20padrão%20brasileiro%20de%20diagnóstico%20e%20tratamento%20do%20sarcoma%20de%20Kaposi%20epidêmico%2036607.cnt







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla