Powered By Blogger

domingo, 25 de novembro de 2012

Sancionada lei para SUS atender paciente com câncer em até 60 dias






23/11/2012 - A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que estabelece prazo de até 60 dias para que pacientes com câncer recebam o primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). O texto foi publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União. Se o caso for grave, o prazo pode ser menor, destaca o texto.



Esse intervalo de dois meses é contado a partir da confirmação do diagnóstico, e o tratamento pode ser cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. A lei também prevê acesso gratuito e privilegiado a analgésicos derivados do ópio (como morfina) a pacientes que sofram com dores intensas.



Os estados que possuem grandes espaços territoriais sem serviços especializados em oncologia deverão produzir planos regionais para atender à demanda dentro do prazo estabelecido. A lei entra em vigor em 180 dias contados a partir desta sexta-feira (23), data da publicação.



p.s: Graças a Deus!!! Só quem precisa do tratamento e não possue plano de saúde  é que sabe o desespero de começar o tratamento. Graças ao meu pai tive condições de manter o meu plano para fazer o tratamento contra um Câncer Linfático porque senão estaria como a maioria dos pacientes a espera de uma vaga para iniciar o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla