Powered By Blogger

terça-feira, 17 de outubro de 2017

A doença de Parkinson é parcialmente uma doença auto-imune, estudo da Columbia descobre

October 16, 2017 - Os pesquisadores descobriram a primeira evidência direta de que a auto-imunidade - na qual o sistema imune ataca os próprios tecidos do corpo - desempenha um papel na doença de Parkinson, o distúrbio do movimento neurodegenerativo.

Os resultados levantam a possibilidade de que a morte de neurônios em Parkinson possa ser prevenida por terapias que amorteçam a resposta imune.

O estudo, liderado por cientistas do Centro Médico da Universidade de Columbia (CUMC) e do Instituto de Alergia e Imunologia de La Jolla, foi publicado hoje na Nature.

"A idéia de que um sistema imunológico com defeito contribui para o Parkinson remonta a quase 100 anos", disse David Sulzer, co-líder do estudo, professor de neurobiologia (em psiquiatria, neurologia e farmacologia) no CUMC.

"Mas até agora, ninguém conseguiu conectar os pontos. Nossas descobertas mostram que dois fragmentos de alfa-sinucleína, uma proteína que se acumula nas células cerebrais de pessoas com Parkinson, podem ativar as células T envolvidas em ataques auto-imunes.

"Resta saber se a resposta imune à alfa-sinucleína é uma causa inicial da doença de Parkinson, ou se contribui para a morte neuronal e piora dos sintomas após o início da doença", disse o co-líder do estudo, Alessandro Sette, Dr. Biol. Sci., Professor do Centro de Doenças Infecciosas do Instituto La Jolla para Alergia e Imunologia em La Jolla, Califórnia.

"Essas descobertas, no entanto, poderiam fornecer um teste de diagnóstico muito necessário para a doença de Parkinson e poderiam nos ajudar a identificar indivíduos em risco ou nos estágios iniciais da doença".

Os cientistas já pensaram que os neurônios eram protegidos dos ataques auto-imunes. No entanto, em um estudo de 2014, o laboratório do Dr. Sulzer demonstrou que os neurônios dopaminérgicos (aqueles afetados pela doença de Parkinson) são vulneráveis ​​porque possuem proteínas na superfície celular que ajudam o sistema imune a reconhecer substâncias estranhas.

Como resultado, eles concluíram que as células T tinham o potencial de confundir neurônios danificados pela doença de Parkinson por invasores estrangeiros.

O novo estudo descobriu que as células T podem ser enganadas para pensar que os neurônios da dopamina são estranhos pelo acúmulo de proteínas de alfa-sinucleína danificadas, uma característica fundamental da doença de Parkinson.

"Na maioria dos casos de Parkinson, os neurônios dopaminérgicos se enchem de estruturas denominadas Corpos de Lewy, que são basicamente constituídas por uma forma dobrada de alfa-sinucleína", disse o Dr. Sulzer.

No estudo, os pesquisadores expuseram amostras de sangue de 67 pacientes com doença de Parkinson e 36 controles saudáveis ​​compatíveis com a idade para fragmentos de alfa-sinucleína e outras proteínas encontradas nos neurônios.

Eles analisaram as amostras para determinar qual, se houver, os fragmentos de proteína desencadeou uma resposta imune. Pouca atividade das células imunes foi observada em amostras de sangue dos controles.

Em contraste, as células T nas amostras de sangue dos pacientes, que foram aparentemente preparadas para reconhecer alfa-sinucleína da exposição passada, mostraram uma forte resposta aos fragmentos de proteína.

Em particular, a resposta imune foi associada a uma forma comum de um gene encontrado no sistema imunológico, o que pode explicar por que muitas pessoas com doença de Parkinson carregam essa variante de gene.

Dr. Sulzer aponta que a auto-imunidade na doença de Parkinson surge quando os neurônios já não conseguem se livrar da alfa-sinucleína anormal. "Células jovens e saudáveis ​​quebram e reciclam proteínas antigas ou danificadas", disse ele.

"Mas esse processo de reciclagem diminui com a idade e com certas doenças, incluindo Parkinson. Se a alfa-sinucleína anormal começa a se acumular, e o sistema imunológico não o viu antes, a proteína pode ser confundida como um agente patogênico que precisa ser atacado ".

Os laboratórios Sulzer e Sette agora estão analisando essas respostas em pacientes adicionais e estão trabalhando para identificar os passos moleculares que levam à resposta auto-imune em modelos animais e celulares.

"Nossos achados aumentam a possibilidade de que uma abordagem de imunoterapia possa ser usada para aumentar a tolerância do sistema imunológico à alfa-sinucleína, o que poderia ajudar a melhorar ou prevenir a piora dos sintomas em pacientes com doença de Parkinson", disse o Dr. Sette. Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Professor Health.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://doencadeparkinson.blogspot.com.br/2017/10/a-doenca-de-parkinson-e-parcialmente.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+blogspot/WVYRD+(Doen%C3%A7a+de+Parkinson)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla