Powered By Blogger

sábado, 23 de novembro de 2019

Conteúdos Especiais para Pacientes com Câncer de Pulmão Pequenas Células:Radônio e Câncer de Pulmão

Equipe Oncoguia
- Data de cadastro: 04/11/2018 - Data de atualização: 04/11/2018
O radônio é a segunda principal causa do câncer de pulmão após o tabagismo e a principal causa do câncer de pulmão em não fumantes. O público tende a pensar que o câncer de pulmão ocorre apenas em fumantes, mas isso está não é uma verdade.
Testes nas residências
Estatisticamente, o radônio seria a causa mais provável pela morte de muitas pessoas por câncer de pulmão, como, por exemplo, de Dana Reeve, a esposa do Superman, aos 46 anos. Enquanto o fumo passivo foi divulgado como um possível culpado, essas mortes ocorrem por causa de um gás invisível presente no porão das casas, onde mulheres e crianças podem estar expostas a um risco muito maior. Infelizmente, o estigma que retrata o câncer de pulmão como uma doença do fumante interfere na divulgação e nas medidas que devem ser tomadas para prevenir o contato com o gás.
Radônio
Radônio, é um gás radioativo sem sabor, cor ou odor, liberado do solo em regiões ricas em minério como urânio, é a segunda causa mais comum de câncer de pulmão, perdendo somente para o fumo. O radônio pode entrar nas residências através das rachaduras nas fundações, pisos e paredes, aberturas em torno de bombas de água, depósitos, drenos, e fendas ao redor das tubulações. O radônio também pode estar presente no abastecimento de água em residências. As casas mais novas podem ser mais bem vedadas - permitindo que o gás radônio se acumule em menor grau. Entretanto, o nível de radônio varia muito, mesmo em uma única área geográfica.
Causa do câncer
O gás radônio é um gás radioativo. As substâncias radioativas têm núcleos instáveis ​​que emitem partículas durante seu processo para se tornarem estáveis. Quando o gás radônio é inalado, emite partículas alfa que, por sua vez, danificam o DNA presente nas células pulmonares. Após um tempo de exposição e de constante dano, essas células apresentam alterações genéticas e são transformadas em células cancerígenas.
Testes
Todas as casas devem realizar testes para verificar a presença do radônio, embora algumas regiões tenham uma probabilidade maior de apresentarem níveis mais elevados. A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) tem um mapa da zona de radônio para as pessoas interessadas avaliarem o risco em seu estado. Em geral, estima-se que 1 em cada 15 residências nos EUA tenha um nível de radônio elevado e, globalmente, a Organização Mundial de Saúde estima que até 15% dos cânceres de pulmão no mundo são devido à exposição ao radônio.
Significado dos resultados
Nos Estados Unidos, um nível de radônio acima de 4pCi/l é considerado anormal e deve ser reparado. O reparo também deve ser considerado para níveis entre 2pCi/l e 4pCi/l. No Canadá, qualquer nível acima de 2pCi/l é considerado anormal. Para entender o significado desses níveis, a Agência de Proteção Ambiental fez uma avaliação de risco para radônio em residências. Um nível de radônio de 4pCi/l é considerado cinco vezes mais propenso a resultar em morte do que o risco de morrer em um acidente de carro.
Fonte: Radon and Lung Cance
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla