Powered By Blogger

sábado, 23 de novembro de 2019

Conteúdos Especiais para Pacientes com Câncer de Pulmão Pequenas Células:Câncer de Pulmão em não fumantes

Equipe Oncoguia- Data de cadastro: 04/11/2018 - Data de atualização: 04/11/2018
O câncer de pulmão em não fumantes é frequente. Atualmente, o câncer de pulmão em não fumantes é considerado a sexta causa de morte por câncer nos Estados Unidos.
Estatísticas
De uma forma geral, de 10% a 15% dos cânceres de pulmão ocorrem em não fumantes.
Dois terços dos não fumantes que contraem câncer de pulmão são mulheres e 20% dos cânceres de pulmão em mulheres ocorrem em pessoas que nunca fumaram. Essa porcentagem é significativamente maior em mulheres asiáticas.
Causas
Algumas das causas não relacionadas ao tabagismo incluem:
Radônio.
Fumo passivo.
Exposição ao amianto.
Microgotículas de óleo causadas por frituras ao cozinhar .
Exposição ocupacional.
Predisposição genética.
Infecção pelo papilomavírus humano (HPV).
Tipos
Apesar da maioria dos casos de cânceres de pulmão em fumantes serem classificados como câncer de pulmão de células escamosas, a maior parte dos cânceres de pulmão em não fumantes é adenocarcinoma.
Câncer de pulmão de células escamosas. Tende a se desenvolver próximo as vias aéreas e causa sintomas como tosse e hemoptise.
Adenocarcinoma. Geralmente se desenvolve nas regiões externas dos pulmões e pode não apresentar sintomas por um longo tempo. Os sintomas mais comuns são falta de ar, fadiga ou dor óssea (devido a disseminação da doença).
Carcinoma bronquíolo-alveolar (subtipo de adenocarcinoma). É outra forma de câncer de pulmão mais comum em não fumantes, especialmente em mulheres jovens não fumantes.
Biologia
O câncer de pulmão em não fumante difere do câncer de pulmão em fumantes do ponto de vista genético, celular e molecular. Isso significa que as alterações nas células que as tornam cancerígenas são diferentes em todos os níveis. Entretanto, atualmente, o câncer de pulmão em fumantes e não fumantes é tratado de forma similar.
Todos os pacientes diagnosticados com câncer de pulmão de não pequenas células - especialmente os não fumantes - devem fazer testes genéticos (perfis moleculares) em seus tumores. Além disso, deve ser realizada uma biópsia líquida para diagnosticar mutações do EGFR (receptor do fator de crescimento epidérmico), uma proteína encontrada na superfície das células, que normalmente as ajuda a crescer e se dividir. Essas mutações são especialmente comuns em pacientes não fumantes.
Prognóstico
O câncer de pulmão em não fumantes é geralmente diagnosticado em um estágio tardio, sendo inicialmente investigado como uma infecção respiratória ou mesmo alergia. Ainda assim, alguns estudos sugerem que a sobrevida global é melhor em não fumantes. Em geral, as mulheres não fumantes têm um prognóstico melhor do que os homens não fumantes.
Prevenção
Existem algumas coisas que os não fumantes podem fazer para diminuir o risco de câncer de pulmão, como verificar a presença de radônio em suas residências e evitar o fumo passivo. Certas dietas práticas alimentares, bem como práticas moderadas de atividades físicas, também parecem reduzir o risco.
Direcionamento das pesquisas
Pesquisas em andamento estão estudando formas para diagnosticar precocemente o câncer de pulmão em não fumantes. No futuro, poderão ser usados marcadores tumorais, substâncias no sangue associadas ao câncer, para diagnosticar esses cânceres em não fumantes em estágio inicial quando a doença ainda é tratável.
Apoio e suporte
Devido ao estigma do câncer de pulmão, os não fumantes geralmente comentam que sentem menos apoio do que pacientes com outros tipos de câncer. Comentários insensíveis, como "Eu não sabia que você fumava escondido", podem ser prejudiciais na melhor e na pior das hipóteses, quando as pessoas sentem vergonha de compartilhar sua luta com os outros devido ao estigma da doença. Tanto os fumantes quanto os não fumantes com câncer de pulmão precisam de nosso cuidado e apoio incondicional.

Fonte: Lung Cancer in Non-Smokers

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla