Powered By Blogger

domingo, 20 de dezembro de 2020

Lembranças de idosos se transformam em narrativas que emocionam

 Organizado por Cremilda Medina, livro traz textos de participantes de oficina sobre narrativas promovida pelo programa USP 60+

Por Guilherme Gama (*)


“Narrar é uma conquista do Homo sapiens, daí que enquanto vivos temos essa virtual possibilidade de afirmar a narrativa. Quanto mais longe exercermos essa assinatura, mais a vida se prolonga”, afirma a professora Cremilda Medina, da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, organizadora do livro Narrar é LongeViver: Caminhos da Memória, que reúne textos produzidos pelos participantes da Oficina de Narrativas da Contemporaneidade, promovida pelo programa Universidade Aberta à Terceira Idade da USP, atualmente USP 60+. Dirigida por Cremilda, a oficina foi realizada entre agosto e novembro do ano passado, sempre às quartas-feiras de manhã, no Centro Universitário Maria Antonia da USP. O programa 60+ é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, que permite que pessoas com mais de 60 anos de idade se matriculem em cursos da Universidade.

Com 468 páginas, Narrar é LongeViver: Caminhos da Memória traz narrativas de 25 participantes da oficina, além de textos introdutórios assinados pela professora Cremilda Medina e pelo doutorando da ECA Alex Sander Alcântara, orientando de Cremilda, que acompanhou as atividades.

Marie Claire Eshkenazy, de 81 anos, é uma das participantes da oficina que publicam textos no livro. Judia nascida em Paris, na França, que chegou ao Brasil ainda criança, fugindo do nazismo, ela é autora de quatro textos publicados em Narrar é LongeViver. Num deles, Ressonância dos Acordes, conta uma história narrada por um ser inanimado. “Eu sou o violão e tenho uma família muito grande”, escreve. Através desse instrumento musical transformado em personagem da narrativa, Marie Clarie mostra que “a velhice é apenas mais uma dessas paisagens que precisam ser bem vividas para valer a pena”. 

Na quinta parte do livro – dedicada à cultura e identidade dos participantes da oficina através dos sabores que os marcaram -, um dos textos é de Sônia Fuentes, que traz uma receita de acarajé e relembra o tempo vivido na sua Bahia natal. “A primeira vez a gente nunca esquece. O cheiro inconfundível a longa distância permite despertar os sentidos e inebriar as narinas pela fragrância gostosa. Boca a salivar diante do aguardado sabor em direção à consumação final goela abaixo. De constituição macia, saborosa e textura crocante, morder-te é fonte de prazer”, escreve Sônia. “Testemunhei e testemunho até hoje o enamoramento da família e dos amigos por esse bolinho.”

Alcântara destaca que, nos encontros da oficina, os participantes foram muito ativos e entusiasmados. “A grande maioria tinha uma agenda lotada, mas não faltava às aulas”, diz o doutorando. “Eles têm sede por aprendizado.” 

De acordo com Alcântara, a proposta da oficina não é criar grandes autores, mas sim autores de si, de suas próprias histórias. “O objetivo é que eles sintam que melhoraram dentro de sua própria perspectiva, dentro do grau de conhecimento que cada um tinha em relação a escrever. Eles aprendem a  construir histórias dentro de várias perspectivas, sob várias formas de narrar e nunca dentro de uma fôrma”, conta.

“O leitor, em primeiro lugar, pode ou não fruir as narrativas autorais e perceber ou não a importância do registro de histórias, cuja narrativa o convida a participar das experiências de seus parceiros, da sociedade contemporânea e da cultura em que estamos inscritos”, afirma a professora Cremilda. Por trazer o contexto das oficinas, o livro dá ao leitor a possibilidade de também adentrar na dinâmica e exercitar a escrita, a exemplo dos alunos, construir suas próprias narrativas e, portanto, longe viver, acrescenta. “Nunca controlamos a recepção de um livro, mas os autores pretendem uma narrativa tão prazerosa quanto foi a entrega à sua escrita.” 

Neste ano, a oficina teve nova edição, ainda que com ajustes. As dinâmicas passaram a seguir o padrão remoto de ensino, devido ao isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. Segundo outra orientanda de Cremilda, a doutoranda Carolina Klautau, que acompanhou as aulas a distância, a adaptação ao digital foi surpreendente. 

“O grupo, que não é nativo do digital, teve vontade de estar junto, de dar continuidade ao trabalho e às relações presenciais iniciais. Percebi que aquele era um momento de desligar dos tempos em que a gente vive, de ter um lugar de encontros de amigos, de muito afeto e de sair da dureza da realidade e entrar nas esferas da narrativa, que é a função das narrativas: gerar identificação, expressão e orientação no universo caótico”, afirma Carolina. Essa última oficina ainda promete um novo livro em 2021.

O livro Narrar é LongeViver: Caminhos da Memória, organizado pela professora Cremilda Medina, está disponível para venda no Portal Edições.

(*) Guilherme Gama é redator do Jornal da USP, onde a matéria foi inicialmente publicada.

Foto destaque de Andrea Piacquadio no Pexels

Atualizado às 23h30



obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/lembrancas-de-idosos-se-transformam-em-narrativas-que-emocionam/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla