A molécula NNC2215 está equipada com um interruptor que pode abrir e fechar em resposta à glicose
Por O GLOBO — São Paulo
Diabetes — Foto: Freepik
Uma insulina modificada que pode prevenir quedas repentinas de açúcar no sangue poderia fornecer uma maneira mais flexível de suplementar insulina para indivíduos com diabetes, de acordo com um estudo publicado recentemente na revista científica Nature. Por enquanto, o trabalho foi realizado apenas em experimentos de laboratório e modelos animais.
Para algumas pessoas com diabetes, são necessárias injeções suplementares de insulina para controlar os níveis de glicose no sangue. As flutuações nos níveis de glicose são difíceis de prever, dificultando a seleção das doses apropriadas de insulina. Mesmo uma dose ligeiramente elevada pode causar hipoglicemia (diminuição excessiva dos níveis de glicose no sangue), o que pode ser fatal.
No novo trabalho, a equipe apresentou uma forma modificada de insulina com atividade que varia de acordo com os níveis de glicose no sangue. A molécula, denominada NNC2215, está equipada com um interruptor que pode abrir e fechar em resposta à glicose. Sob altas concentrações de glicose, o interruptor abre e a insulina torna-se mais ativa, removendo a glicose do sangue. Quando os níveis de glicose diminuem, a chave passa para um estado fechado, o que impede a captação de glicose.
Experimentos de laboratório mostraram que após um aumento na concentração de glicose de 3 para 20 mM (aproximadamente a faixa de flutuação experimentada por indivíduos com diabetes), a afinidade do receptor de insulina NNC2215 aumentou 3,2 vezes, validando seu potencial para responder a alterações nos níveis de glicose no sangue. Em modelos de diabetes em ratos e porcos, o NNC2215 provou ser tão eficaz quanto a insulina humana na redução da glicose no sangue.
Nos animais, o aumento da sensibilidade à glicose fornece proteção contra hipoglicemia. De acordo com pesquisadores, esta insulina modificada mostra-se promissora na prevenção das quedas bruscas de glicose que podem afetar gravemente os indivíduos com diabetes, especialmente durante o sono. Isto poderia melhorar as complicações de longo e curto prazo associadas ao diabetes, observam os autores.
FONTE: https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2024/10/17/diabetes-novo-tipo-de-insulina-pode-ajudar-a-evitar-quedas-repentinas-nos-niveis-de-acucar-no-sangue.ghtml
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla