Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de maio de 2012


Capital qualifica atendimento a pacientes com diabetes

18/5/2012 - MS Notícias

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) intensificou os trabalhos de conscientização e orientação da população sobre o diabetes, doença que se não for diagnosticada e tratada a tempo pode trazer uma série de complicações. Para aprimorar o atendimento oferecido aos pacientes nas unidades básicas de saúde, a Sesau, em parceria com a Anhanguera/Uniderp, realizou nesta semana uma capacitação sobre diabetes. O curso foi direcionado a 140 médicos da rede municipal de saúde.

“Esta capacitação objetivou ampliar o diagnóstico e qualificar os profissionais de saúde para o tratamento dos pacientes”, completou a gerente técnica de hipertensão e diabetes da Sesau, Suelen Castilho. Nas unidades básicas de saúde do município (UBS), o diagnóstico e o tratamento do diabetes são oferecidos gratuitamente aos usuários.

Os pacientes cadastrados contam com programas de educação e controle do diabetes, desenvolvidos por equipes multidisciplinares nas UBS. Os usuários da rede municipal de saúde também dispõem de consultas, medicamentos, assistência laboratorial, atividades físicas e educativas, orientações de controle e prevenção, encaminhamento a clínicos especialistas, entre outros serviços.

De acordo com Suelen, em 2009 havia 14.974 pessoas cadastradas com a doença na Capital. “No ano passado, ampliamos o número de diagnósticos para 21.193. Por ser uma doença silenciosa, é importante realizar o rastreamento e o diagnóstico precoce do diabetes de forma a prevenir suas complicações”, considera.

O que é diabetes – é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar (glicose) no sangue. As complicações podem ser ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, lesões de difícil cicatrização, dentre outros problemas.

O diabetes afeta em torno de 12% da população no Brasil (aproximadamente 22 milhões de pessoas). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2006 cerca de 171 milhões de pessoas estavam com diabetes, sendo que a estimativa é de que, em 2030, esse número dobre.

A doença ocorre em todo o mundo, mas é mais comum nos países desenvolvidos. Já nos países em desenvolvimento, o aumento da incidência do diabetes segue a tendência de urbanização e mudança de estilo de vida. Além disso, o diabetes está na lista das cinco doenças de maior índice de morte no mundo. Entre as principais recomendações de prevenção do problema estão mudanças na dieta e atividades físicas regulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla