Powered By Blogger

terça-feira, 22 de maio de 2012


Exercícios físicos e mentais previnem Alzheimer

Recomendações para balancear a alimentação, aderir à prática de exercícios físicos etc, muito comuns após o diagnóstico de doenças como diabetes e hipertensão, também são benéficas para melhorar a vida de quem é portador do mal de Alzheimer e retardar a degeneração do cérebro.

A ciência tem mostrado que várias atividades tanto físicas quanto mentais são positivas para a memória. “Antes falávamos que somente exercícios de memória, como palavras cruzadas e jogos de raciocínio, por exemplo, poderiam ajudar a pessoa que tem Alzheimer ou que algum esquecimento normal da idade. Agora sabemos que não apenas esses exercícios, mas o próprio exercício físico tem trazido benefícios à memória e a várias atividades intelectuais”, explica o geriatra Galvani Salgado Agrelli.

Por isso, o especialista recomenda atividade física regular e o máximo de estímulos mentais tanto para as pessoas que estão apenas com um esquecimento leve quanto para aquelas que estão na fase inicial de Alzheimer. “A família, muitas vezes, retira do idoso muitas das atividades do dia-a-dia, como as compras do supermercado ou ir ao banco, o que vai acabar piorando a memória dele. Então, quanto mais atividades, melhor. O idoso pode ajudar a preparar uma refeição e fazer a lista de supermercado. Quanto mais se puder estimular a pessoa, melhor, seja com artes, canto, pintura, bordado. Enfim, qualquer atividade intelectual ajuda, podendo retardar o processo de evolução do Alzheimer e melhorar o desempenho da pessoa na vida diária”, esclarece o médico. (TM)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla