Powered By Blogger

sábado, 5 de maio de 2012

Portugal é o terceiro país da OCDE com maior prevalência de diabetes

24/4/2012 - Sol

De acordo com uma nota da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), estima-se que 83 milhões de pessoas sofram de diabetes, um número que subirá para 100 milhões em 2030.

Os dados mais recentes da OCDE, relativos ao ano 2010, indicam que Portugal é o terceiro país, num total de 33, com maior prevalência desta doença.

Portugal surge logo a seguir ao México e aos Estados Unidos, com uma incidência de 9,7 por cento, bastante acima da média da OCDE, de 6,5%.

O México ocupa o primeiro lugar, com uma prevalência de 10,8%, enquanto a Islândia fica em último lugar com apenas 1,6%.

A propósito de um encontro europeu sobre diabetes, que decorre a partir de quarta-feira em Copenhaga, o diretor geral da OCDE Yves Leterme afirmou que "prevenir e tratar a diabetes e as suas complicações custa cerca de 90 mil milhões de euros anualmente apenas na Europa".

"Com as actuais restrições orçamentais, nomeadamente na área da saúde, pelo bem da nossa saúde e da saúde da nossa economia temos que encontrar meios de prevenir e lidar com a diabetes numa perspectiva de custo-benefício", acrescentou.

Como outras doenças crónicas, a diabetes reduz as oportunidades de emprego e de aprendizagem, além de ser propícia a causar depressões, tornando mais difícil o tratamento.

Nos próximos 10 anos, mais de duas em cada três pessoas terá excesso de peso ou obesidade em alguns países da OCDE, com um impacto no salário e na saúde das pessoas afetadas.

O comunicado alerta que em toda a OCDE, as pessoas obesas ganham cerca de 18% menos do que as pessoas não obesas e são oito vezes mais propensas a desenvolver diabetes tipo 2. Nas pessoas com obesidade mórbida, esta propensão aumenta 60 vezes.

Em Portugal, a diabetes – que afeta um em cada dez portugueses dos 20 aos 79 anos – custa ao Estado 1.850 milhões de euros por ano.

Segundo os dados de 2010, do relatório Fatos e Números da Diabetes do Observatório Nacional recentemente publicados, assiste-se hoje a um aumento "gradual e sustentado" da doença, e o número de pessoas com diabetes em Portugal já deverá ultrapassar um milhão no decurso de 2011.

O 'European Diabetes Leadership Forum' vai juntar 700 participantes dos governos, entre os quais se inclui o secretário de Estado da Saúde Leal da Costa, do sector privado e de organizações de consumidores de toda a Europa, para discutir soluções para este problema.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla