Powered By Blogger

domingo, 20 de maio de 2012


Mudança de temperatura exige cuidados redobrados dos diabéticos

18/4/2012 - Paranashop
As variações bruscas de clima e de temperatura fazem com que a saúde seja comprometida e fragilizada. Para os diabéticos, devido à baixa imunidade proporcionada por esta doença crônica, o risco é ainda maior. Segundo André Vianna, endocrinologista do Centro de Diabetes de Curitiba, os pacientes têm mais propensão a doenças típicas do frio como rinites, resfriados, bronquite, pneumonia e alergias em geral.

Mas Vianna explica que há formas de prevenção que podem ajudar os diabéticos a passar com mais saúde esta época do ano. O médico relata que os pacientes devem ter cuidados com os pés nos períodos de frio, além de tomar os remédios adequados e seguir as dietas corretamente. “Caso a pele dos pés fique mais escura ou com a temperatura diferente do notado, é aconselhável a procura de um médico especialista, principalmente em pessoas com diabetes tipo 2 ou aqueles que têm tipo 1 há um longo período”, diz.

O endocrinologista afirma que algumas precauções são úteis para melhorar as defesas naturais do corpo, como manter a casa e o ambiente arejados, livres de poeira e sujeira, evitar a friagem, a exposição ao frio e à chuva, manter uma alimentação rica em verduras, frutas e legumes, ingerir bastante água e manter uma vacinação adequada em todas as faixas etárias.
Mantidas as precauções, Vianna afirma que os diabéticos não devem ter do que se preocupar. “Cuidados no dia a dia são fundamentais na vida de um diabético e, como eles já estão acostumados com isso, é mais fácil que coloquem em prática”, ressalta. Ao contrair algumas das doenças típicas desta época o indicado é tomar as medicações corretas, ficar de repouso e manter uma alimentação saudável. “Caso sinta que a doença pode ter aumentado sem o indício de melhoras, procure um médico”, finaliza.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla