Powered By Blogger

domingo, 20 de maio de 2012


Fortaleza lidera ranking nacional de diabéticos

10/5/2012 - O POVO Online

Fortaleza é a capital com maior percentual de pessoas diabéticas. Segundo dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), do Ministério da Saúde, divulgados ontem, 7,3% da população da Capital declarou ter a doença. Nas 26 capitais e no Distrito Federal, onde foi realizada a pesquisa, 5,6% da população afirma ter diabetes. A maioria tem mais de 65 anos (21,6% da população).

Seu Pedro Rodrigues de Souza, 73, entrou para essa estatística há seis anos. A alta taxa de açúcar descoberta no sangue acabou sendo o começo de uma transformação de vida. “Eu trabalhava vendendo doce. Comia muito doce. Estava pesando 110 quilos e descobri que estava com a glicemia alta”, conta. O diabetes gerou mudança de hábitos para o hoje aposentado. “Tive que diminuir o sal e o açúcar, fazer ginástica. Agora corro diariamente”, orgulha-se, mais saudável e 14 quilos mais magro.


Hábitos saudáveis como os mantidos hoje por seu Pedro são essenciais na prevenção e no controle do diabetes, afirma a endocrinologista e diretora do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH) do Estado, Adriana Forti. Para ela, há duas possibilidades para Fortaleza liderar o ranking do diabetes: “Pode ser aumento de prevalência de diabéticos, porque temos número maior de pessoas obesas, mas pode ser que aqui haja um maior número de pessoas diagnosticadas com diabetes do que nas outras capitais”, aponta. Para ela, a rede está melhor estruturada e, consequentemente, mais diagnósticos são feitos.
De acordo com dados do Vigitel 2011, divulgados em abril pelo Ministério da Saúde, Fortaleza tem 53,7% da população acima do peso. “Por isso o grande preventivo é, desde a gestação, evitar a obesidade”, frisa a médica. Além disso, alimentação saudável e prática cotidiana de exercícios são essenciais na prevenção.

A médica diz que o CIDH atende, diariamente, cerca de 200 pacientes com quadro agravado de diabetes. Porque, quando a doença não é controlada, pode causar complicações nos rins, no coração, na visão. “No diabetes é fundamental que o paciente siga a risca os ensinamentos e os conselhos dados, ser muito disciplinado”, diz.


Cuidados


Para a presidente da Associação Cearense de Diabéticos e Hipertensos, Helena Rocha, são o estresse, o sedentarismo e a obesidade - comuns nas metrópoles - os causadores da liderança da Capital no ranking nacional. “53% da população é diabética e não sabe. Quando descobre, é tarde demais”, diz. Por isso, ela diz que a divulgação de sintomas e prevenção deve ser constante.
 ENTENDA A NOTÍCIA
O Vigitel ouviu 54.144 pessoas com 18 anos ou mais em 26 estados e no Distrito Federal, durante o ano de 2011. O objetivo da pesquisa do Ministério da Saúde é identificar hábitos de vida que podem ter impacto na saúde e gerar políticas públicas. O índice de Fortaleza deve incentivar ações de prevenção e controle do diabetes.

Serviço
Associação Cearense de Diabéticos e Hipertensos

A entidade oferece gratuitamente atendimento nutricional, consultas, ginástica e outras atividades para diabéticos e familiares.
Endereço: Rua Delmiro de Farias, 137 - Jardim América
Contato: (85) 3494 0834, 8790 6312 e acedh.helena@gmail.com
 Saiba mais 
Prevalência de diabetes por capital

Fortaleza - 7,3%
Vitória - 7,1%

Porto Alegre - 6,3%
Rio de Janeiro - 6,2%

São Paulo - 5,9%
Florianópolis - 5,9%

Recife - 5,8%
Natal - 5,8%

Campo Grande - 5,8%
Aracaju - 5,6%

Salvador - 5,5%
Maceió - 5,5%

Belo Horizonte - 5,5%
Macapá - 5,3%

Belém - 5,3%
Cuiabá - 5,2%

Teresina - 5%
Rio Branco - 4,9%

Distrito Federal - 4,7%
São Luís - 4,7%

João Pessoa - 4,7%
Curitiba - 4,7%

Boa Vista - 4,6%
Porto Velho - 4,3%

Manaus - 4,2%
Goiânia - 4,1%

Palmas - 2,7%
 

Sinais e sintomas do diabetes
Urinar com frequência

Sentir muita sede
Perder peso

Sentir desânimo e falta de energia
 

Fatores de risco
Obesidade

Ter diabéticos na família
Hipertensão

Sedentarismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla