Powered By Blogger

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

16% dos casos de câncer devem-se a infecções, diz pesquisa da Iarc

Em todo o mundo, 2 milhões (16,1%) do total de 12,7 milhões de novos casos de câncer em 2008 são atribuíveis às infecções. Esse percentual é maior em países menos desenvolvidos (22,9%) do que nos países mais desenvolvidos (7,4%) e varia de de 3,3% na Austrália e Nova Zelândia até 32,7% na África sub-saariana, segundo estudo de referência de infecção relacionados com cânceres, da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer, publicado este mês no The Lancet Oncology.




De acordo com os autores, Catherine de Martel e Martyn Plummer, "muitas infecções relacionadas com câncer são evitáveis, particularmente aquelas associadas com Helicobacter pylori, vírus das hepatites B e C e vírus do papiloma humano (HPV). Juntas, estima-se que essas quatro principais infecções sejam responsáveis por 1,9 milhão de casos de câncer, principalmente gástrico, de fígado e do colo do útero.



O câncer do colo do útero representa cerca de metade da carga de infecção relacionada ao câncer em mulheres. E homens, as infecções do fígado (hepatites) e a bactéria H. pylori respondem por mais de 80%.


Os autores defenderam que métodos de prevenção e tratamento de infecções disponíveis, em sua maioria, na rede pública, como a vacinação e uso de antibióticos, poderia ter um efeito substancial na carga futura de câncer em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla