Powered By Blogger

domingo, 9 de dezembro de 2012

MINICURSO FACEBOOK CUIDAR DE IDOSOS

TEMA: MEDICAMENTOS E PESSOAS IDOSAS

5º DIA - Dicas para evitar iatrogenia e auto-medicação em pessoas idosas.

- Se o idoso ainda estiver em condições de assumir a responsabilidade de tomar seus medicamento, o cuidador deve continuar estimulando-o a fazer isto e ficar somente na supervisão (ver se está tomando os medicamentos corretamente.

- Se o idoso apresentar problemas de memória ou ter uma visão muito prejudicada, o cuidador deverá 

assumir a administração dos medicamentos.

- Caso haja mais de um cuidador responsabilizando pela administração de medicamentos, deverá ser feito uma agenda, onde o cuidador irá anotando a hora e o medicamento administrado, todos os dias.

- Se tiver mais de uma pessoa usando medicamentos de uso contínuo, estes medicamentos deverão estar separados, em local diferente, evitando confusão e troca de remédios.

- O prazo de validade deve ser sempre checado. Manter as caixas dos medicamentos longe do sol, da umidade, do calor, das crianças e das pessoas idosas com Alzheimer.

- Não dar nenhum medicamento sem ordem do médico e sem estar nas receitas. O ideal é fazer uma lista dos medicamentos, pelo horário, a quantidade e por quanto tempo irá ser administrado.

- Quando for ao médico, para consultas regulares e agendadas, não se esquecer de levar as últimas receitas e, se possível, a sacola com todos os remédios que o idoso toma.
Não se deve aumentar ou diminuir as doses receitadas pelo médico.

- Se o cuidador não entendeu a orientação do médico e sua receita, não hesite: peça ao médico para lhe explicar mais uma vez as orientações e a receita. O médico tem obrigação de deixar o cuidador e o familiar bem orientado.

- Se o idoso apresentar qualquer efeito colateral, causado por medicamentos, o médico deverá ser avisado com maior rapidez. Anotar o tipo de reação colateral (febre, dor no estômago, tosse, alergia na pele...)

- Tente relacionar qual dos medicamentos foi o responsável pelo efeito colateral. Se o cuidador tiver uma idéia de qual foi o medicamento, não voltar a administrar até que o médico oriente-o.








fonte:
http://www.facebook.com/cuidardeidosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla