Powered By Blogger

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Alimentação pode ser importante aliada contra a hipertensão

Veja essa lista de alimentos que ajudam a controlar a doença.


Por Eduardo Gois
Yahoo! Contributor Network
 
 


(Foito: Thinkstock)

A falta de uma alimentação adequada tem sido um fator altamente preocupante entre os brasileiros. Maus hábitos alimentares são um dos principais canais para que a hipertensão arterial venha e se instale no corpo. Mas não se desespere se você é hipertenso, pois a doença tem salvação e pode ser prevenida ou tratada apenas com uma alimentação regrada.



De acordo com Sara Cristina Caitano, nutricionista do Espaço Naka Day SPA e Estética, alimentos dos mais variados tipos são aliados poderosos na luta, como é o caso do sal light, que diminui a retenção de líquido, ou até mesmo alimentos que possuem fontes de cálcio que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, reduzindo a pressão, como a quinoa, semente de gergelim, soja ou derivados.

Os hipertensos ainda podem contar com a leticina de soja, que previne danos nas artérias, além do suco de uva e vinho tinto orgânico, que contém bioflavonóides que combatem os radicais livres e relaxam os vasos sanguíneos.

A hipertensão também pode estar associada com vários fatores, assim como a obesidade. É o que conta Omar de Faria Neto, nutricionista no Centro de Longevidade Golden Spa. Ele aconselha também aliar a prática de atividades físicas para a prevenção e tratamento da doença.

Luana Grabauskas, nutricionista da Academia Contours, reforça que a hipertensão está ligada principalmente ao excesso de sódio. Sendo assim, se você acredita ser hipertenso, não vai muito bem na alimentação ou já tem diagnosticada a hipertensão, não deixe de procurar seu médico ou nutricionista, pois é fundamental o acompanhamento profissional.



Hora de prevenir

Os especialistas entrevistados indicaram uma lista com 10 alimentos muito importantes para prevenir ou ajudar no tratamento. De quebra ainda ensinaram maneiras de prepara-los. Não perca tempo! Mude sua qualidade de vida.



Aveia


(Foto: Thinkstock)

Que nutrientes têm? A aveia faz parte do grupo dos carboidratos e é uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais. O alimento auxilia no processo de emagrecimento por retardar o esvaziamento gástrico, o que prolonga a sensação de saciedade. Desse modo, ele auxilia no controle da glicose sanguínea, sendo uma importante ferramenta para hipertensos. Além disso, a aveia contém magnésio que, em união com o cálcio, ajuda no relaxamento da musculatura, diminuindo o inchaço do corpo.


Valor calórico: (por 100 g): 390 Kcal.
Melhores jeitos de preparo para aproveitar ao máximo os nutrientes: Melhor aproveitamento cru.


Ervas



(Foto: Thinkstock)

Que nutrientes têm? Tanto a salsa, a cebolinha, o coentro, o alecrim, a sálvia, o manjericão, o louro e o tomilho, são ótimos temperos naturais e, por isso, podem substituir como nenhum outro alimento o uso do sal. Assim é possível diminuir a ingestão de sódio, um dos principais vilões dos hipertensos. O sódio favorece a retenção de líquidos no organismo, aumentando a pressão arterial e elevando o risco de doenças renais e cardiovasculares.



Valor calórico: (por 100 g): 30 Kcal.



Melhores jeitos de preparo para aproveitar ao máximo os nutrientes: Melhor aproveitamento cru.



Alho

(Foto: Thinkstock)

Que nutrientes têm? Ótima fonte de vitamina C, o alho tem alto poder antioxidante, atuando na diminuição de radicais livres. Além disso, a combinação de diversos elementos presentes nesse alimento, como o magnésio, auxilia - ainda que de forma singela - na dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão e facilitando a circulação do sangue.

Valor calórico: (por 100 g): 149 Kcal.



Melhores jeitos de preparo para aproveitar ao máximo os nutrientes: cru.



Leite



(Foto: Thinkstock)

Que nutrientes têm? Importante fontes de cálcio não pode ficar de fora da dieta de pessoas com hipertensão. O cálcio funciona como hipotensor, ou seja, atua na diminuição da pressão sanguínea, uma vez que estimula a eliminação de sódio. A grande vantagem desses alimentos é o fato de pequenas porções apresentarem grande concentração do mineral, recomenda-se que sejam consumidas as versões desnatadas e com baixo teor de gordura.


Valor calórico: (por 100 ml): 33 Kcal.

Melhores jeitos de preparo para aproveitar ao máximo os nutrientes: Puro e cozido ou com cereais.



Salmão, sardinha e atum





(Foto: iStock)

Que nutrientes têm? Ômega 3. Antiinflamatório e antioxidante que ajuda a limpar as artérias, permitindo que o sangue circule melhor.


Valor calórico: (por 100 g): 250 Kcal.

Melhores jeitos de preparo para aproveitar ao máximo os nutrientes: Grelhado ou assado.


Quinoa





(Foto: Thinkstock)

Que nutrientes têm? Magnésio. Estimula a dilatação dos vasos sanguíneos.


Valor calórico: (por 100 g): 347 Kcal.

Melhores jeitos de preparo para aproveitar ao máximo os nutrientes: crua ou ao vapor.



Banana





(Foto: Thinkstock)

Que nutrientes têm? Rica em Potássio, controla a hipertensão, ao contrário do sódio, principal componente do sal.



Valor calórico: (por 100 g): 90 Kcal.

Melhores jeitos de preparo para aproveitar ao máximo os nutrientes: Cozida ou in natura.



Água de coco





Que nutrientes têm? É um isotônico natural, possui eletrólitos como magnésio e potássio. Elementos muito importantes para o combate a hipertensão.



Valor calórico: (por 100 ml): 30 Kcal.


Melhores jeitos de preparo para aproveitar ao máximo os nutrientes: Pode substituir sucos, ser consumido no café da manhã e substituir lanches durante o dia.



Açaí





(Foto: Thinkstock)

Que nutrientes têm? É rico em nutrientes que ajudam a controlar a pressão arterial, como potássio e magnésio.



Valor calórico: (por 100 g): 250 Kcal.

Melhores jeitos de preparo para aproveitar ao máximo os nutrientes: Sucos ou polpas congeladas.





Feijão





(Foto: Thinkstock)

Que nutrientes têm? Rico em Potássio ajuda a combater a hipertensão.


Valor calórico: (por 100 g): 76 Kcal.



Melhores jeitos de preparo para aproveitar ao máximo os nutrientes: Cozido.


fonte:http://br.mulher.yahoo.com/alimenta-o-pode-ser-importante-aliada-contra-hipertens-134600480.html?page=all



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla