Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

MINICURSO FACEBOOK CUIDAR DE IDOSOS


TEMA: MEDICAMENTOS E PESSOAS IDOSAS

3º DIA - Os geriatras e a pessoa idosa que toma muitos remédios

Na primeira e na segunda aula deste minicurso, foram mostrados como a pessoa idosa pode ser induzida a tomar muitos medicamentos (já que tem vários sintomas) e com isso, sofrer o que chamamos de iatrogenia, por interação, por mistura de vários medicamentos, apresentando assim efeitos colaterais indesejáveis.

E qual é o papel do geriatra, 
nesses casos? Será o de orientar, de gerenciar a condução do caso de cada pessoa idosa que toma muitos remédios. Na verdade, ao contrário dos médicos especialistas, que só avaliam e prescrevem somente do órgão que cuida (cardiologista, pneumologista, gastroenterologista, ortopedista), os geriatras avaliam e vêem a pessoa idosa integralmente, consulta a pessoa idosa e não o joelho ou o estômago da pessoa idosa.

Uma das táticas que os geriatras lançam mão é a de ouvir a história bem detalhada de todos os sintomas que o idoso relata, solicitando todos os medicamentos que ele está tomando atualmente e perguntando sobre como foi o efeito de cada medicamento no seu organismo, se teve algum efeito adverso, alguma complicação.

Inclusive, todos os geriatras têm o hábito de solicitar não somente a receita, mas que a pessoa idosa traga a caixa ou a sacola com todas as medicações (é muito comum os idosos e suas famílias esqueceram nomes de alguns medicamentos e sua posologia).

A partir daí, a preocupação maior dos geriatras é separar o joio do trigo. Isto quer dizer: quais medicamentos são realmente necessários, para tratar doenças e quais medicamentos que somente estão aliviando alguns sintomas, e que deveriam ser tomados por um tempo curto. Se necessário, até mesmo conversar com outros especialistas sobre a real necessidade de tomar tal remédio prescrito (principalmente para sintomas: dor crônica, azia, tonteira, etc).

Com isso, os geriatras conseguem reduzir acertadamente o número de medicamentos que o idoso está tomando. Tem casos de pessoas idosas que estão tomando 10 tipos de medicamentos diferentes e mesmo assim relatarem que, em vez de melhorar, acabaram piorando mais ainda sua saúde.

Sem contar, a grande quantidade de pessoas idosas que fazem inúmeros exames sem necessidade ou que pouco ajudam no diagnóstico ou tratamento, somente porque o médico não tem tempo para fazer uma boa consulta e realizar um bom exame físico.

Recapitulando: só pelo fato de estar tomando mais de 5-6 medicamentos diferentes, a pessoa idosa poderá apresentar também a doença da iatrogenia, isto é, sofrer os efeitos danosos da mistura de vários remédios!

fonte:http://www.facebook.com/cuidardeidosos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla