Powered By Blogger

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Projeto de prevenção atende mais de 2.000 pacientes com doença renal crônica no Vale do Paraíba em São Paulo


O projeto inovador de prevenção “Atenção Integral ao Portador de Doença Renal Crônica” desenvolvido pela Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo e pela equipe médica do Dr. Paulo Sergio Luconi no Centro Estadual de Tratamento de Doenças Renais do Vale do Paraíba – SP (CETDRVP) atende atualmente 2151 pacientes com doença renal crônica em tratamento conservador por meio de uma abordagem multidisciplinar.

Criado em fevereiro de 2008, o Centro presta assistência à população da região Sudeste do Estado, incluindo, principalmente, as regiões metropolitanas de Taubaté, São José dos Campos e Aparecida com população estimada de 2,3 milhões de habitantes.

O projeto foi tema de artigo  publicado no JBN – Jornal Brasileiro de Nefrologia Vol. 34 Nº 3 jul/ago/set/2012. De acordo com a publicação, a implantação do projeto reduziu a mortalidade, a progressão da doença renal crônica (DRC), além dos custos sociais e financeiros com a redução nas internações dos pacientes portadores de DRC em tratamento conservador.

A transparência desse projeto com o acesso seguro via internet do prontuário eletrônico do paciente, tanto pelo gestor quanto pelo paciente é fundamental para a efetividade de uma intervenção multidisciplinar com metas e parâmetros clínicos e laboratoriais bem definidos no seguimento de pacientes com doença renal crônica. “Esse é um grande avanço no sistema público de saúde do Brasil, que deve ser copiado por outras regiões do país. Pois assim como no Vale do Paraíba será possível melhorar os desfechos clínicos reduzindo os custos econômicos no acompanhamento dos pacientes com DRC”, declarou Dr. Paulo Luconi – autor do projeto.

O projeto é um sucesso e foi responsável pela participação do Dr. Paulo Luconi no VII Encontro Nacional de Prevenção da Doença Renal Crônica nos dias 6 e 7 de dezembro de 2012, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília. Ele abordará o tema “Modelo Público – Privado Prevenção Secundária da Doença Renal Crônica.


fonte:http://www.abcdt.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2186:projeto-de-prevencao-atende-mais-de-2000-pacientes-com-doenca-renal-cronica-no-vale-do-paraiba-em-sao-paulo&catid=57:abcdt-news&Itemid=106

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla