Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Causas Mais Conhecidas De Demência:


  • Doença de Alzheimer:é a causa mais frequente de demência, representando cerca de 50 a 70% de todos os casos.  É uma doença degenerativa, que evolui lentamente e que é mais comum em idade acima de 65 anos, porém, pode surgir em pessoas mais jovens. Os primeiros sinais geralmente são; perda de memória recente, alterações de humor, comportamento, linguagem,  julgamento, planejamento, raciocínio). Foi descrita pela primeira vez por Alois Alzheimer, em 1906.

  • Demência Vascular: é a segunda causa mais comum de demência, representando cerca de 20% dos casos. Origina-se de doença vascular que causa infartos cerebrais únicos ou múltiplos, de pequena ou de grande proporção. Os sintomas dependem da região do cérebro que é afetada.

  • Demência Mista: é caracterizada pela ocorrência de Doença de Alzheimer e Demência Vascular ao mesmo tempo. É comum pessoas com Doença de Alzheimer apresentar também lesões vasculares em seus cérebros. Estudos recentes sugerem que a demência mista é bem mais comum do se pensa.

  • Corpos de Lewy: é uma forma de demência que apresenta depósitos anormais de uma proteína que acumula no interior das células do cérebro, inicialmente na área do tronco cerebral. Foi descoberta pelo cientista Friederich H. Lewy. Pessoas com Demência por Corpos de Lewy apresentam grandes variações (flutuações) nas funções cognitivas (déficit de atenção e funcionamento executivo), alucinações visuais frequentes, marcha arrastada, tremores, distúrbios do sono, podem também sofrer repetidas quedas.O comprometimento de memória pode não ser evidente em fases iniciais.

  • Degeneração Lobar Fronto-temporal: é a segunda causa de demência em indivíduos com idade abaixo de 60 anos. Inclui a Demência Frontotemporal, e a Afasia Progressiva Primária, formas mais rara de demência. Essas doenças comprometem lentamente as áreas frontais e temporais do cérebro, que controlam a personalidade e a fala, resultando em distúrbios comportamentais e de linguagem (afasia).
Na Demência Frontotemporal (DFT), descrita por Arnold Pick  no final do século XIX manifestando-se principalmente em indivíduos entre 45 e 65 anos de idade. Os principais sintomas são alterações de comportamento (apatia, desinibição, perseverança), personalidade (falta de empatia), tomada de decisão, e linguagem (compreensão e expressão). Julgamento e cognição são relativamente preservados no início da DFT.
Na Afasia Progressiva Primária (APP), o indivíduo começa tendo dificuldades para falar, ler, mais tarde para escrever e compreender o que os outros estão dizendo. Esses sintomas vão piorando com o tempo podendo resultar em mutismo. As alterações de comportamento acentuam na fase avançada da doença.  A APP possui outras variantes e a Demência Semântica é uma delas.

  •  Doença de Parkinson: descrita pela primeira vez pelo médico inglês chamado James Parkinson. A Doença de Parkinson afeta principalmente os movimentos do corpo. É a segunda causa de doença neurodegenerativa mais comum, sendo uma doença crônica com curso progressivo, caracterizada pela morte de neurônios na região do cérebro chamada de Substância Negra (no tronco cerebral). É conhecida popularmente como a doença do tremor. A Doença de Parkinson é caracterizada pelos seguintes sintomas e sinais clínicos: tremor de mãos em estado de repouso, paralisia agitante (quando as mãos estão paradas), instabilidade postural, bradicinesia (lentidão de movimento), rigidez muscular, dificuldades do equilíbrio, distúrbios de marcha, de face (em máscara), alterações de voz, de deglutição, depressão, distúrbios de sono, demência entre outros, resultantes da falta de dopamina, uma substância química envolvida no controle dos movimentos.


  • Outras causas de demência mais raras ainda podem ser as de origem traumática, infecciosa, neoplásica, priônica.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.institutoalzheimerbrasil.org.br/demencias-detalhes-Instituto_Alzheimer_Brasil/30/causas_mais_conhecidas_de_demencia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla