Será Natal???

Ei, você, aonde vai com tanta pressa?
Eu sei que você tem pouco tempo...
Mas, será que poderia me dar uns minutos da sua
atenção?
Percebo que há muita gente nas ruas, correndo como você. Há uma correria generalizada...
Entendo que você tenha pouco tempo.
Percebo, também, luzes enfeitando vitrines, ruas, casas, árvores...
Mas, confesso que vejo pouco brilho nos olhares...
Poucos sorrisos afáveis, pouca paciência para uma conversa fraternal...
É bonito ver luzes, cores, fartura...
Mas seria tão belo ver sorrisos francos...
Apertos de mãos demorados...
Abraços de ternura...
Mais gratidão...
Mais carinho...
Mais compaixão...
Que familiares e pessoas que  se odeiam, sem a mínima disposição para a reconciliação se reconciliem.
Mas, porque você me emprestou uns minutos do seu precioso tempo, gostaria de lhe perguntar novamente: Para que tanta correria?
Em meio à agitação, sentado no meio-fio, um mendigo, ébrio, grita bem alto: Viva Jesus. Feliz Natal!
E os sóbrios comentam: É louco!
E a cidade se prepara... Será Natal.
Mas, para você que ainda tem tempo de meditar sobre o verdadeiro significado do Natal, ouso dizer:
O Natal não é apenas uma data festiva, é um modo de viver.
O Natal é a expressão da caridade...
Natal é fraternidade...
Mas o Natal também é união...
Que este Natal seja, para você, mais que festas e troca de presentes...
Que possa ser um marco definitivo no seu modo de viver, conforme o modelo trazido pelo notável Mestre, cuja passagem na Terra deu origem ao Natal...
E, finalmente, o Natal é pura expressão de amor...
Gratidão!!!
abs.fraternos
Carla




sexta-feira, 2 de maio de 2014

Sistemas de Imobilização para o Tratamento de Radioterapia 1

É importante que o paciente permaneça imóvel durante cada sessão de radioterapia pois qualquer movimento poderia alterar a área que será tratada.

Quando a radioterapia é administrada na região da cabeça e pescoço, é ainda mais importante a imobilização. Para ajudar nessa imobilização, uma máscara, também denominada de molde, é feita para ser usada durante o tratamento. Uma vez que a máscara esteja pronta, ela é fixada num suporte na mesa de tratamento. Isso garante que a cabeça e o pescoço serão mantidos exatamente na posição correta para o tratamento.

O uso da máscara reduz a possibilidade de qualquer movimento durante a administração da dose prescrita. A máscara é usada apenas durante o processo de planejamento e durante o tratamento em si , o que geralmente leva cerca de 10 a 15 minutos a uma hora por dia. A máscara é individual e você usará sempre a mesma máscara. Essa máscara não precisará ser utilizada em nenhum outro momento.

Confecção da Máscara


A máscara é confeccionada na sala de moldes do serviço de radioterapia por um técnico de radioterapia. O processo de fazer a máscara pode variar ligeiramente entre hospitais, mas, geralmente, leva cerca de 30 minutos. Uma das técnicas utiliza bandagens de gesso úmido e a máscara final é feita de Perspex. A outra técnica usa um tipo de malha de plástico, que é moldada para encaixar a forma do rosto do paciente.

Se você tem barba, vai precisar cortá-la antes de fazer a máscara. Você também precisará cortar o cabelo antes da máscara ser feita dependendo da região da cabeça a ser irradiada. Isso é para garantir que o formato do seu rosto ou cabeça permaneça o mesmo durante o tratamento. Se ocorrerem mudanças na forma, a nova máscara terá que ser refeita, o que pode atrasar o tratamento.

Máscara de Perspex


Se você for fazer uma máscara de Perspex, deverá vestir uma touca de natação ou algum outro tipo de cobertura para proteger o cabelo da mistura de gesso.

Em primeiro lugar, o técnico aplica um creme ou gel em seu rosto. Em seguida, ele começa a colocar tiras de bandagem de gesso sobre o mesmo, deixando aberturas em torno do nariz e da boca, para que você respire facilmente.

O gesso começa a esquentar, isso é normal, mas pode tornar o processo desconfortável. Não se preocupe, não vai queimar. Assim que o gesso seca, o que levará cerca de cinco minutos, o molde é retirado. A máscara é, então, confeccionada em Perspex a partir desse molde.

Máscara de Malha Plástica

Esta técnica utiliza um termoplástico, um tipo de plástico que se torna macio e maleável quando aquecido em água quente.

Ele é colocado em seu rosto para que o plástico delicadamente molde exatamente seu rosto. Parece um pouco como uma flanela quente. A máscara tem muitos buracos, de modo que você poderá respirar facilmente.

Assim que a malha esteja moldada e endurecida, o que demora alguns minutos, a máscara é retirada e está pronta para ser usada no tratamento.

Verificando a Máscara


Quando a máscara estiver pronta, você voltará à sala de moldes para provar a mesma e fazer os ajustes para posicionar corretamente a máscara sobre a mesa de tratamento.

Em seguida, você será colocado num equipamento chamado simulador ou um tomógrafo computadorizado, para determinar a posição exata que você deve estar dentro da máscara durante o tratamento. Algumas vezes são necessárias radiografias para ajudar no planejamento.

O radioterapeuta pode fazer algumas marcas de tinta sobre a máscara. Isto torna mais fácil o posicionamento diário para o tratamento.


p.s: gente, enquanto a malha é colocada no seu rosto quente  tudo bem depois ela é esfriada com um secador para que ela possa moldar no seu rosto vai caindo uma água fria pelo seu rosto( estou escrevendo para você chorando da recordação por que a gente fica igual a um boneco sendo modelado) até que ela resfria e molda então eles vão posicionar para que fique certo os pontos onde vão ser radiados. É minha máscara.






obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sistemas-de-imobilizacao/4640/708/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla