Powered By Blogger

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Aspectos Práticos para o Planejamento de Radioterapia

Há algumas questões práticas que devem ser consideradas antes de iniciar o tratamento radioterápico:
  • Gravidez

Se você é uma mulher em idade fértil, é importante que você não engravide durante o tratamento, uma vez que a radioterapia administrada durante a gravidez pode prejudicar o desenvolvimento do feto. Converse com seu médico para obter mais informações sobre isso.

Antes de iniciar a radioterapia você deverá assinar um termo para confirmar que não está grávida e que você entende que deve evitar a gravidez durante o tratamento.

Se você desconfiar que pode estar grávida, a qualquer momento durante o tratamento, comunique imediatamente seu médico.

Se você é homem, seu médico poderá aconselhá-lo a não conceber uma criança durante o tratamento e alguns meses após o término do tratamento. Converse com seu médico para obter mais informações sobre o assunto.

  • Marca Passos, Dispositivos Cardíacos Implantáveis e Implantes Cocleares

Se você tem um marco passo, um dispositivo cardíaco implantado ou um implante coclear, você deve informar o seu radioterapeuta antes ou durante a sua primeira consulta de planejamento. Estes dispositivos podem ser afetados pela radiação, então seu tratamento deve ser planejado de modo a permitir o uso desses equipamentos.

  • Ajuda em Casa

O cansaço é um efeito colateral comum da radioterapia e você pode precisar de auxílio com as tarefas do dia-a-dia. Embora possa ser difícil pedir ajuda, a família e os amigos estão geralmente dispostos a fazer tudo o que puderem. Se você mora sozinho ou está cuidando de alguém, converse com a assistente social do hospital sobre como a possibilidade de obter ajuda.

  • Compromissos e Custos de Viagem

No início você pode querer ir para o serviço de radioterapia dirigindo seu próprio carro, mas lembre-se que conforme o tratamento avança você pode se sentir mais cansado. Se você se sentir esgotado, converse com um familiar ou amigo para ver a possibilidade de alguém poder levá-lo.

Se tiver dificuldade com o custo das idas e vindas ao serviço de radioterapia, ou com estacionamento todos os dias, alguns hospitais e clínicas tem convênio com estacionamentos próximos para pacientes em tratamento. Portanto, consulte o pessoal da recepção sobre essas possibilidades.

  • Fumantes

Alguns estudos mostraram que parar de fumar, durante e após a radioterapia pode potencializar o tratamento. Pode também reduzir os efeitos colaterais do tratamento. Então, se você fuma, é importante tentar diminuir ou parar.

Se você precisar de ajuda para parar de fumar, consulte seu médico sobre locais onde existam programas de cessação de tabagismo.

  • Trabalho e Estudo

Se você está trabalhando ou estudando, é recomendado conversar com seu empregador ou professores, para que possam tomar as devidas providências de modo a apoiá-lo e organizar assim, o seu tempo para o tratamento.
 
 
 
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/aspectos-praticos/4637/708/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla