Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Câncer de Próstata > Taxa de Sobrevida para

Equipe Oncoguia

 - Data de cadastro: 26/06/2014 - Data de atualização: 09/07/2017

As taxas de sobrevida são utilizadas pelos médicos como uma forma padronizada de discussão do prognóstico de um paciente.
A taxa de sobrevida em 5 anos se refere à porcentagem de pacientes que vivem pelo menos 5 anos após o diagnóstico da doença. Não obstante, muitas pessoas vivem muito mais tempo do que 5 anos e muitas são curadas.
Mas lembre-se, as taxas de sobrevida são estimativas e seu prognóstico pode variar com base em uma série de fatores específicos para você.
As taxas de sobrevida são baseadas em resultados anteriores de um grande número de homens que tiveram a doença, mas não se pode prever o que vai acontecer no caso específico de um paciente. Existem uma série de limitações a serem lembradas:
Os números abaixo estão entre os mais atuais disponíveis. As taxas de sobrevida em 5 anos são calculadas com base nas pacientes tratadas pelo menos 5 anos atrás. Entretanto, recentes melhorias terapêuticas podem resultar em um prognóstico mais favorável para as pacientes que estão sendo agora diagnosticadas com câncer de próstata.
Estas estatísticas estão baseadas no momento do diagnóstico. Elas não se aplicam a casos de recidiva ou de disseminação da doença.
O prognóstico para homens com câncer de próstata varia com o estadiamento da doença, geralmente as taxas de sobrevida são mais altas para os homens com câncer em estágio inicial. Mas outros fatores também podem afetar o prognóstico de um homem, como sua idade, estado geral de saúde, e resposta da doença ao tratamento. O prognóstico para cada homem é específico para suas circunstâncias.
Somente seu médico pode dizer se os números abaixo se aplicam ao seu caso.
Taxas de Sobrevida para Câncer de Próstata
De acordo com os dados mais recentes, quando se incluem todos os estágios do câncer de próstata:
A taxa de sobrevida relativa em 5 anos é de 99%.
A taxa de sobrevida relativa em 10 anos é de 98%.
A taxa de sobrevida relativa em 15 anos é de 96%.
Taxas de Sobrevivência por Estágio
O banco de dados SEER, do Instituto de Câncer Americano agrupa os dados estatísticos do câncer de próstata de acordo com os estágios:
Local. Significa que não há sinal de que a doença se disseminou. Isso corresponde aos estágios I e II do sistema AJCC. Cerca de 80% dos cânceres de próstata são diagnosticados em estágio inicial. A taxa de sobrevida em 5 anos para câncer de próstata em estágio local é aproximadamente 100%.
Regional. Significa que o câncer se disseminou para áreas próximas. Isso inclui os cânceres estágio III e os cânceres do estágio IV que não se disseminaram para outros órgãos, como os tumores T4 e aqueles que se disseminaram para os linfonodos próximos (N1). A taxa de sobrevida em 5 anos para câncer de próstata estágio regional é aproximadamente 100%.
À Distância. Inclui os demais cânceres estágio IV - cânceres que se disseminaram para os linfonodos distantes, ossos ou outros órgãos (M1). A taxa de sobrevida em 5 anos é de cerca de 29%.
Lembre-se, essas taxas de sobrevida são apenas estimativas, elas não podem prever o que acontecerá com cada paciente individualmente. Entendemos que essas estatísticas podem ser confusas e podem deixar você com muitas dúvidas. Converse com seu médico para compreender melhor sua situação específica.
Fonte: American Cancer Society (30/05/2017)
Fonte: American Cancer Society (11/03/2016)


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/
#Câncer#Câncerdepróstata#NovembroAzul#Toquese#AutoExame#PSA
#homem #SeuDireitoNossaLuta #oncologia #urologista#público#Informação#prevenção#tratamento#diagnóstico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla