Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Tumor Carcinoide de Pulmão: Radioterapia para

Equipe Oncoguia 
- Data de cadastro: 17/07/2013 - Data de atualização: 06/04/2017

O tratamento radioterápico utiliza radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células anormais que formam um tumor. Existem vários tipos de radiação, porém as mais utilizadas são as eletromagnéticas (Raios X ou Raios gama) e os elétrons (disponíveis em aceleradores lineares de alta energia). Esse tipo de radioterapia é conhecido como terapia com feixes externos.
Infelizmente, a radioterapia geralmente tem apenas um efeito limitado sobre os tumores carcinoides pulmonares.
A cirurgia é o principal tratamento para a maioria dos tumores carcinoides, mas a radioterapia pode ser uma opção para pacientes que não podem fazer a cirurgia por algum motivo de saúde. A radioterapia também pode ser administrada para aliviar sintomas como dor e se a doença se disseminou para os ossos ou outros órgãos.
Radioterapia Externa
A radioterapia externa ou radioterapia convencional consiste em irradiar o órgão alvo com doses fracionadas. O tratamento é realizado cinco vezes na semana, durante um período de algumas semanas a meses. Este é o tipo de tratamento radioterápico mais comumente utilizado para o tumor carcinoide de pulmão.
Os principais efeitos colaterais da radioterapia são fadiga e problemas na pele. Se forem administradas doses elevadas, a radioterapia pode provocar cicatrizes nos pulmões, o que pode levar a problemas respiratórios e aumento do risco de pneumonia.
Medicamentos Radioativos
Os radiofármacos podem ser úteis no tratamento de alguns tumores carcinoides metastáticos. Neste tipo de tratamento são utilizados medicamentos como MIBG e octreotide. Estes medicamentos se ligam às células tumorais carcinoides. Ao administrar essas partículas, que são utilizadas nos exames de medicina nuclear, é possível o uso de doses mais elevadas de radiação diretamente no tumor. Alguns resultados iniciais foram promissores, mas este tipo de tratamento ainda não é amplamente utilizado.

Fonte: American Cancer Society (16/05/2016)


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/
#Câncer#Câncerdepulmão#NovembroAzul#cigarro##mulher#homem #SeuDireitoNossaLuta#oncologia #MeuCâncerDePulmãoNãoÉIgualAoSeu
#Informação#prevenção#tratamento#diagnóstico#pneumologia#saúdeBrasil#mama #pâncreas #linfomas #carcinomas adenoides #sarcomas #rim #TumorCarcinoidedePulmão#hamartomas #pele #paredefumar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla