Powered By Blogger

terça-feira, 22 de junho de 2021

Câncer de Pele de Células de Merkel: Converse com seu Médico sobre

 

  • Equipe Oncoguia
  • - Data de cadastro: 28/08/2015 - Data de atualização: 28/01/2019




Preparamos um roteiro de perguntas que podem lhe orientar numa conversa com seu médico. Alguns pontos são muito importantes e não devem ser deixados de lado:

No Diagnóstico

  • Qual o meu estadiamento?
  • Qual é o tamanho do tumor?
  • Você pode me explicar o resultado do exame anatomopatológico?
  • É provável que o tumor tenha se espalhado? Por quê?

Antes do Tratamento

  • Quais são as minhas opções de tratamento?
  • Qual tratamento você recomenda? Por quê?
  • Quais são os objetivos do tratamento?
  • Quanto tempo vai durar o tratamento? O que isso acarreta?
  • É possível remover todo o tumor com a cirurgia?
  • Após a remoção cirúrgica do tumor, será necessário um enxerto de pele?
  • Eu terei uma cicatriz após a cirurgia?
  • Será realizada uma biópsia do linfonodo sentinela para verificar se existe disseminação para os linfonodos?
  • Eu farei algum outro tipo de tratamento após a cirurgia?
  • Quais são os possíveis efeitos colaterais do tratamento a curto e longo prazo?

Durante o Tratamento

  • Como o tratamento afetará a minha vida diária? Serei capaz de trabalhar, praticar atividade física, e realizar as minhas atividades normais?
  • Como saberemos se o tratamento está respondendo?
  • Como posso gerenciar os efeitos colaterais do tratamento?
  • Quais sintomas ou efeitos colaterais devo comunicar imediatamente?
  • Como posso entrar em contato com você a noite, feriados e nos finais de semana?
  • Existe algum limite do que eu não posso fazer?

Após o Tratamento

  • Quais são as minhas chances de desenvolver outro câncer de pele?
  • Devo tomar precauções especiais para evitar o sol?
  • Como saberemos se o câncer voltou? Quais seriam minhas opções se isso acontecer?
  • Existe alguma chance de recidiva da doença?
  • Vou precisar fazer acompanhamento após o tratamento? Durante quanto tempo?
  • Que medidas eu devo tomar para reduzir o risco de desenvolver novos tumores?

É muito importante perguntar e esclarecer todas suas dúvidas, a informação é um direito seu!

Fonte: American Cancer Society (09/10/2018)



obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

http://www.oncoguia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla