Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Betabloqueadores, medicamentos Cardíacos, podem reduzir o risco de Artrite

 26/05/2021 Por 

Dia da saúde Notícias
Betabloqueadores, medicamentos cardíacos, podem reduzir o risco de artrite

QUARTA-FEIRA, 26 de maio de 2021 (HealthDay News) – Um novo estudo sugere que betabloqueadores, medicamentos cardíacos comumente utilizados, também podem reduzir o risco de osteoartrite e dor no joelho e quadril.

“A osteoartrite é a forma mais comum de artrite e afeta 15% da população geral”, disseram os coautores do estudo Georgina Nakafero e Abhishek Abhishek, da Universidade de Nottingham, na Inglaterra.

Em uma declaração conjunta ao periódico Healio Rheumatology, eles observaram que “não existe terapia específica para OA (osteoartrite) e que o tratamento médico se concentra na analgesia”, mas que “os analgésicos utilizados atualmente apresentam eficácia modesta para a dor da OA e medicamentos, como AINEs e opioides, frequentemente causam efeitos colaterais”.

Os pesquisadores disseram que eles “levantaram a hipótese de que, se betabloqueadores puderem reduzir a dor devido à OA, eles reduzirão as taxas de consulta de atenção primária para dor no joelho ou quadril e OA no joelho ou quadril”.

Os autores do estudo analisaram dados de quase 112.000 pessoas a partir de 40 anos de idade, no Reino Unido, que iniciaram o primeiro regime de betabloqueador da história, definido como, pelo menos, duas prescrições em um período de 60 dias.

Elas foram comparadas com um número igual de pessoas que não receberam prescrição de betabloqueadores.

De acordo com o estudo, uma prescrição de betabloqueador foi associada a uma redução do risco cumulativo de consultas de atenção primária para artrite do joelho, dor no joelho e dor no quadril.

Dois betabloqueadores específicos, propranolol e atenolol, foram ambos associados a uma menor incidência de consultas para artrite e dor no joelho.

De acordo com o estudo, betabloqueadores também foram associados a uma redução do risco de consulta para artrite e dor relacionada de articulação grande em membro inferior.

“Nossos achados sugerem que o atenolol pode ser considerado para pessoas com osteoartrite e comorbidades para as quais betabloqueadores são indicados”, disseram Nakafero e Abhishek em um comunicado à imprensa da Arthritis Foundation. 

“Da mesma forma, o propranolol pode ser um analgésico adequado para pessoas com OA e ansiedade, como comorbidade.”

Enquanto o “estudo levanta a possibilidade de que o atenolol e o propranolol possam ser eficazes na redução da dor da OA, este foi um estudo observacional e os achados devem ser interpretados com cautela”, observaram eles.

 “Se esses achados forem confirmados em estudos independentes e em um estudo clínico controlado randomizado confirmatório, isso pode alterar a prática clínica.”

Mais informações

A Academia Americana de Médicos de Família (American Academy of Family Physicians) tem mais informações sobre osteoartrite.

FONTE: Arthritis Foundation, comunicado à imprensa





obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

https://www.msdmanuals.com/pt-br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla