Powered By Blogger

domingo, 13 de junho de 2021

DIABETES: Presença de Albuminúria, redução da Função Renal, ou ambas

REVISADO: 06/02/2021


Estas alterações devem estar presentes e manter-se por pelo menos três meses para garantir que não estejam relacionadas a uma situação aguda potencialmente reversível. 

Diagnóstico de albuminúria: a presença de albuminúria pode ser estimada utilizando a dosagem de albumina e creatinina na primeira urina da manhã ou em uma amostra aleatória de urina. Este método é o mais utilizado na prática clínica, por ser simples, rápido e fácil de ser realizado. Outra possibilidade é quantificar a albuminúria em um exame chamado urina de 24 horas.

São considerados diagnósticos os seguintes resultados:

  • Presença de albumina em um valor igual ou superior a 30 mg/dia em urina de 24 horas.
  • Presença de índice albumina-creatinina em um valor ou igual ou superior a 30 mg/g em amostra de urina.

A albuminúria é posteriormente subdividida em moderadamente aumentada (previamente chamada de microalbuminúria) ou significativamente aumentada (previamente chamada de macroalbuminúria), de acordo com valores encontrados. 

  • Albuminúria moderadamente aumentada: de 30 a 300mg/g em amostra de urina ou de 30 a 300mg/dia em urina de 24 horas.
  • Albuminúria significativamente aumentada ou proteinúria: > 300mg/g em amostra de urina ou > 300mg/dia em urina de 24 horas.

Diversas situações podem causar aumento transitório da albuminúria sem nenhuma doença renal subjacente, como diabetes descompensada, realização de exercício físico, infecção urinária e insuficiência cardíaca descompensada, por exemplo. Desta forma, um valor positivo de albuminúria deve ser confirmado em duas ou três amostras em um período de três a seis meses, antes do diagnóstico ser firmado.

Diagnóstico de redução da função renal: A função renal pode ser estimada utilizando fórmulas matemáticas que levam em conta o valor da creatinina no sangue, bem como a idade, o gênero e a etnia do indivíduo.

O valor obtido a partir das equações é chamado de taxa de filtração glomerular estimada (TFGe) e representa o volume de sangue que é filtrado num determinado período de tempo, sendo expressa em mililitros/minuto. Considera-se diminuição da função renal quando a TFG estimada a partir da creatinina no sangue encontra-se abaixo dos 60ml/min.  

Médica graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).


REFERÊNCIAS




obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

https://www.mdsaude.com/endocrinologia/nefropatia-diabetica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla