Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Síndrome Cardiorrenal Nefrologia



Autor: Dra. Renata Campos


O QUE É A SÍNDROME CARDIORRENAL?

Síndrome cardiorrenal é um termo amplo que se refere a diferentes condições envolvendo tanto o coração quanto os rins, em que uma disfunção aguda ou crônica em um desses órgãos provoca disfunção aguda ou crônica no outro. A insuficiência cardíaca, por exemplo, pode ocasionar insuficiência renal aguda e vice-versa.

TIPOS

A síndrome cardiorrenal é classificada em cinco subtipos, levando em conta qual órgão é primeiramente acometido e o tempo de instalação. Todos os cinco subtipos estão associados ao aumento da mortalidade.

  • Tipo 1: A insuficiência cardíaca aguda resulta em lesão renal aguda.
  • Tipo 2: A disfunção cardíaca crônica resulta em doença renal crônica.
  • Tipo 3: A insuficiência renal aguda resulta em disfunção cardíaca aguda.
  • Tipo 4: A doença renal crônica resulta em disfunção cardíaca.
  • Tipo 5: Uma doença sistêmica aguda ou crônica provoca disfunção renal e cardíaca.

Síndrome cardiorrenal Tipo 1 (SRC-1) ou síndrome cardiorrenal aguda

Caracterizada por um agravamento agudo da função cardíaca que leva à disfunção renal, mais especificamente lesão renal aguda em pacientes hospitalizados por descompensação cardíaca aguda.

Essa situação costuma ocorrer em contexto de uma isquemia cardíaca, como um infarto ou então em condições agudas não isquêmicas como tromboembolismo pulmonar ou alterações das válvulas cardíacas.

A SCR-1 ocorre em aproximadamente um quarto dos pacientes internados devido a insuficiência cardíaca aguda descompensada, mas destes, cerca de 60% já possuíam doença renal previamente à hospitalização.

O diagnóstico é feito a partir de dados clínicos e avaliação da função renal com base no exame de creatinina. Normalmente o aumento da creatinina ocorre após 3 a 5 dias de internação.

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da SCR-1 são episódios prévios de descompensação cardíaca com necessidade de internação, a presença de diabetes, alteração da função renal já na admissão hospitalar e a presença de hipertensão arterial não controlada.

Síndrome cardiorrenal tipo 2 (SCR-2) ou síndrome cardiorrenal crônica

Caracterizada por anormalidades crônicas na função cardíaca que levam à disfunção renal crônica. Pacientes com condições cardíacas crônicas tais como cardiopatias congênitas ou insuficiência cardíaca crônica desenvolvem insuficiência renal crônica, com níveis variáveis de albuminúria ou proteinúria e perda progressiva da função renal.

A presença de insuficiência renal crônica está associada a maior risco de hospitalização e aumento da mortalidade em pacientes com insuficiência cardíaca crônica.

Essa associação é bastante comum, e muitas vezes é difícil identificar qual órgão foi afetado primeiro. Os estudos referem que a incidência de pacientes com insuficiência cardíaca crônica que possuem também doença renal crônica está entre 45 a 60%, mas poucas vezes descrevem qual das duas condições surgiu primeiro.

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de SCR – 2 são a idade avançada, a presença de diabetes, hipertensão e de doença coronária.

Síndrome cardiorrenal tipo 3 (SCR- 3) ou síndrome reno-cardíaca aguda


Caracterizada pela lesão renal aguda com consequente desenvolvimento de lesão cardíaca aguda.

Normalmente são situações de lesão renal aguda, glomerulopatia ou doença renal isquêmica que levam à descompensação cardíaca, por arritmia, isquemia ou insuficiência cardíaca aguda. A disfunção renal aguda costuma provocar aumento dos níveis de potássio e de substâncias ácidas no sangue, retenção de líquidos e acúmulo de toxinas (uremia) que podem reduzir a contratilidade cardíaca.

REFERÊNCIAS


Médica graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

https://www.mdsaude.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla