Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de março de 2024

DICAS PARA CUIDADORES DE IDOSOS COM ESQUIZOFRENIA

 Mentes e Demências

 

1. Cada dia será diferente do anterior. Hoje, o paciente está bem, amanhã mais para baixo, isolados. O cuidador precisa respeitar seu tempo.
 
2. Esquizofrenia não é loucura. A pessoa que tem esquizofrenia é muito mais que o seu transtorno. Evitar utilizar esses termos é muito importante, afasta preconceitos e diminui o sofrimento da família.
 
3. Ter esquizofrenia não é algo fácil de superar. O transtorno é grave e ainda não tem cura. Ou seja, não é algo que possa desaparecer de repente, é para vida toda. Ok, pode estabilizar e deixar que a pessoa tenha uma vida tranquila. Mas, sempre com medicação e cuidados.
 
4. Esquizofrênicos mudam de humor repentinamente e nada tem a ver com o cuidador. Trata-se de um sintoma do transtorno que não pode ser evitado ou controlado. Tenha em mente que episódios de depressão, mania e raiva podem surgir a qualquer momento.
 
5. Existe chance de controlar a esquizofrenia com medicação, terapia, reeducação, participação em grupos e apoio familiar. O esquizofrênico pode trabalhar, sair, conviver com outras pessoas, etc. Não acontece da noite para o dia e cada caso é um caso, depende da gravidade do transtorno. Mas, é possível!
 
6. Carinho e abraço funcionam muito. Demonstre seu amor, diga que sempre estará ao seu lado. Essas palavras são muito importantes, mesmo que aparentemente a pessoa não demonstre. Ela precisa desse afeto para seguir em frente.
 
7. Busque sempre se informar sobre o transtorno. Quanto mais você souber sobre a esquizofrenia, melhor você poderá ajudar. A psicoeducação ensina sobre a doença, medicações, tira dúvidas, acolhe os sentimentos dos cuidadores e, através dela, você consegue entender e auxiliar o cuidado.
 
8. Tenha muita paciência! Claro que haverá momentos que você estará cansado e se sentirá sozinho, mas isso passa!
 
9. Controle suas expectativas. Atividades, rotinas que o cuidado fazia antes, possivelmente não conseguirá mais realizar. Não peça mais do que ele pode fazer, não exija muitas coisas ao mesmo tempo. Uma tarefa de cada vez, e principalmente, não crie falsas expectativas de cura. A doença pode estabilizar, mas estará lá.
 
10. Motivação. Vai haver aqueles momentos piores em que querem desistir de tudo. Nessa hora, seu apoio é crucial. Incentive o cuidado a reagir, convide a fazer algo que goste, mostre o que já conquistaram, a importância do tratamento e que você vai estar ali, do seu lado para o que for preciso.

 

 Pode ser um doodle

 

 

 

 

FONTE: https://web.facebook.com/groups/mentesedemencias/


 Adesivo




obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs.

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla