Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de março de 2024

Páscoa: Crianças com doença renal e o consumo de chocolates

 Profissionais da Pró-Rim orientam sobre consumo.

 12 de abril de 2019

 

 

Páscoa, crianças e chocolate são inseparáveis. Mas, é possível manter esta tradição, mesmo quando uma criança da família faz tratamento por hemodiálise? O médico nefrologista pediátrico da Fundação Pró-Rim, Dr. Artur Ricardo Wendhausen, garante que sim, desde que a criança não consuma mais de 100 gramas de chocolate por dia, o que equivale a oito gramas de proteína. Segundo ele, “a ingestão de muita proteína pelo paciente em diálise aumenta o fósforo e a uréia. O resultado disso é que às vezes ele pode necessitar de readequação da dose de diálise”.  

O médico recomenda que crianças com doença renal crônica devam consumir, preferencialmente, o chocolate meio amargo, que tem na sua formulação a metade da proteína que o produto tradicional. “Mesmo assim, os pais têm que controlar a quantidade de chocolate”, adverte.

Mas, entende que a criança não deva ser privada desta comemoração importante no universo infantil. “Afinal, é um consumo transitório, restrito ao domingo de Páscoa e o impacto no tratamento é reduzido”, observa o nefrologista pediátrico.

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode executar. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia e creatinina.

 

 

 

 

 


FONTE: https://www.prorim.org.br/blog-artigos/pascoa-crianca-com-doenca-renal-e-o-consumo-de-chocolates/


Adesivo




obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs.

Carla

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla