Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de março de 2024

Esquizofrenia em idosos

 Mentes e Demências

1 Sujeito chamado Alzheimer

 

A esquizofrenia é uma desordem psiquiátrica caracterizada por quadro de psicose crônica ou recorrente, que leva à deterioração progressiva das capacidades funcionais. 
 
A psicose é o termo usado para uma alteração do estado mental caracterizado pela perda da realidade, com sintomas como alucinações, delírios, discursos sem lógica e comportamentos caóticos.
 
Essa doença começa no final da adolescência ou idade adulta jovem e persiste por toda a vida. Cerca de 20% das pessoas com esquizofrenia não apresentam sintomas ativos aos 65 anos; 80% mostram graus variados de comprometimento. A doença torna-se menos acentuada à medida que o paciente envelhece.
 
Os sintomas incluem retraimento social, comportamento excêntrico, pensamento ilógico, alucinações e afeto rígido. Seu diagnóstico, entretanto, é puramente clínico, pois não existem testes laboratoriais ou de imagem específicos. Os idosos com esquizofrenia respondem bem ao tratamento com drogas antipsicóticas administradas pelo médico com cautela.
 
Sintomas específicos da esquizofrenia:
 
O quadro clínico da esquizofrenia é bem heterogêneo e seus sintomas são agrupados em quatro categorias:
1. Sintomas positivos: são os sintomas da psicose descritos acima. Delírios e alucinações (especialmente auditivas) são os mais comuns.
2. Sintomas negativos: são sintomas de perda das características usuais. Pode ser perda da resposta afetiva, da expressão verbal, da motivação pessoal, da atenção ao ambiente, da interação social…
3. Alterações cognitivas: diminuição da atenção, capacidade de raciocínio, da memória, da linguagem e da capacidade em realizar funções.
4. Alterações na afetividade: problemas de humor com mudanças repentinas, manifestações inapropriadas ou bizarras de afetividade ou comportamento. Depressão é comum após períodos de exacerbação da psicose.
 
As características dos sintomas são importantes, inclusive, para determinar qual o tipo específico de esquizofrenia. Ela pode ser, então, dividida em cinco subtipos:
 
– Paranoide: apresentam delírios e alucinações, sem alterações no pensamento lógico, afetividade ou comportamento. É o subtipo que apresenta o melhor prognóstico. Esse grupo de pacientes costuma manter o emprego e o relacionamento familiar. Porém, como são os que mais percebem a doença, é o subgrupo com maior taxa de suicídio.
 
– Desorganizado: são os doentes com pensamento desorganizado e comportamento bizarro e inapropriado. Apresentam o pior prognóstico, com maior taxa de incapacidade funcional, perda de relacionamento e necessidade de institucionalização.
 
– Catatônico: são os pacientes que perdem interação com ambiente e assumem posturas estranhas. Não atendem a solicitações e resistem a tentativas de movê-los. A catatonia ocorre episodicamente.
 
– Residual: são pacientes que apresentam longos períodos de ausência dos sintomas positivos, porém apresentam outros sintomas de modo discreto, como alterações no pensamento e afetividade.
 
– Indiferenciado: são os que não se encaixam em nenhuma das categorias anteriores, apresentando sintomas de mais de um subtipo.
 
Não existe um sintoma ou sinal patognomônico. O diagnóstico é feito pelo conjunto de sintomas. A psicose é uma manifestação típica, mas não é um sintoma exclusivo da esquizofrenia.
 
Tratamento
 
O tratamento com medicação antipsicótica é para a vida toda. Doentes muito agitados que colocam a sua vida e a de outros em perigo, devem ser internados até estabilização.
 
Entre os fármacos mais utilizados estão os chamados antipsicóticos de segunda geração, que produzem menos efeitos colaterais que os psicóticos mais antigos.

 

 

FONTE: https://web.facebook.com/groups/mentesedemencias/



 Adesivo




obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs.

Carla

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla