Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Dia Mundial da Saúde - 07 de abril


Em 1948, foi criada a Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos. Desde 1950, o Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 7 de abril para marcar a data de fundação da OMS e é uma oportunidade para o mundo concentrar-se nas principais questões de saúde pública que afetam a comunidade internacional.


No Dia Mundial da Saúde, a OMS lança programas de longo prazo que continuam muito além deste dia e a cada ano um tema diferente é escolhido para destacar uma área prioritária de preocupação para a OMS.

A saúde possui implicações legais, sociais e econômicas e sua definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da OMS: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.

No ano de 2001, o Dia Mundial da Saúde foi dedicado a influenciar a opinião pública e estimular debates em torno de como melhorar a condição dos pacientes acometidos por doenças mentais ao redor do mundo. Chamou-se a atenção para o fato de que ninguém está imune a desordens mentais, tais como depressão, esquizofrenia, doença de Alzheimer, epilepsia e retardo mental.

Neste ano, o Dia Mundial da Saúde promove a campanha “
Antimicrobial resistance: no action today, no cure tomorrow”, alertando para a resistência antimicrobiana e sua disseminação global. A OMS solicita aos governos e outras partes interessadas a implementarem políticas e práticas para prevenir e combater o surgimento de microorganismos altamente resistentes.
Devido a esta data, no mês de abril muitas instituições e empresas aproveitam para lançar campanhas de conscientização e mobilização do seu público interno e sociedade, realizando eventos e atividades que promovam o bem-estar físico, mental e social.

A informação, aliada a estratégias comportamentais, é um importante instrumento para a mudança de hábitos que promovam a saúde, como já comentamos no artigo “
Mudando seus hábitos (cognitivos)”. Portanto, o Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade para que todos possam refletir sobre o seu estilo de vida e tomar atitudes em direção a hábitos mais saudáveis.

abs,

Carla

fonte: http://www.cerebromelhor.com.br/novidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla