Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Turismo para Idosos: Oportunidades

Analista observa que o cenário econômico atual favorece o investimento no turismo e lazer para a terceira idade

18/03/2011 - por portal na categoria 'Geral'



Perfil da terceira idade mudou; eles têm saúde, dinheiro e tempo.



Com a economia estabilizada, os empresários começaram a enxergar novos caminhos para investir na área de turismo e lazer, de acordo com o analista de projetos do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) - escritório regional Alto Tietê, Douglas Tadeu de Carvalho. E dentro dessa área existe um novo público-alvo: as pessoas da terceira idade.

Como os idosos estão mais ativos e conseguem vantagens e descontos por meio de um programa Viaja Mais Melhor Idade do Ministério do Turismo, donos de hotéis e pousadas começaram a montar pacotes voltados para as pessoas maiores de 60 anos, principalmente porque são responsáveis por ocuparem os hotéis em épocas que esses estabelecimentos estariam vazios.

Segundo Carvalho, no Brasil surge, agora, uma nova classe média que consegue ter acesso ao lazer e com o aumento da população idosa participativa, ter um negócio que atenda especificamente à terceira idade é um ótimo investimento: "É claro que o empresário deve fazer um plano de negócios, como em qualquer outro ramo de atividade comercial".

Para o analista, o planejamento vem sempre em primeiro lugar, assim a pessoa que vai abrir um negócio poderá prever gastos, prazos de pagamento, fluxo de caixa, contratação de funcionários, os métodos de trabalho que deve adotar para se destacar entre os concorrentes e outras simulações que irão apontar o caminho certo.



Estratégias Carvalho afirma que o turismo está em crescimento e a hotelaria pode aproveitar o tempo em que o local estiver com baixa ocupação e planejar atividades que atraiam os idosos, já que, por serem aposentados, podem viajar durante a semana e em períodos que não são de férias.

Alguns estabelecimentos procuram oferecer descontos para as pessoas com mais de 60 anos, como uma forma de atrair esse público e também para ter destaque no mercado e não perder os clientes. Com o programa Viaja Mais Melhor Idade, as iniciativas dos empresários em focar e colocar à disposição dos idosos pacotes especiais se tornam ainda mais viáveis.

O programa do Ministério do Turismo estimula brasileiros acima de 60 anos a viajar pelo País na baixa ocupação. Além de promover a inclusão social dos idosos, o Viaja Mais Melhor Idade fortalece o turismo interno e gera benefícios por todo o País.



Fonte: Jornal Mogi News, 13/03/11 – Por Larissa Almeida. Disponível em:




abs,


Carla


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla