Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Dia 26/02/13 - ABRALE : Orientação Nutricional Personalizada - paciente onco-hematológico (leucemia, linfoma, mielodisplasia e mieloma múltiplo)


Olá Pessoal, recebi por e-mail e achei super interessante e necessário  e posto aqui para você como eu que passa por tratamento contra o câncer.  Por que é muito complicado achar e pagar uma nutricionista voltada para o nosso  tratamento fora isto, a dificuldade nutricional  que vão surgindo ao longo do tratamento.

abs, 

Carla






A ABRALE traz mais um serviço muito importante para você utilizar durante o tratamento - 

Orientação Nutricional Personalizada. São 8 vagas por mês.



A próxima atividade será no dia 26 de fevereiro,na sede ABRALE em São Paulo, com duração de 1 hora.


Se você é paciente onco-hematológico (leucemia, linfoma, mielodisplasia e mieloma múltiplo), 

agende sua consulta. Clique aqui.





Nome:
E-mail:
Telefone:
Patologia:
Cidade:
 UF: 
                                              


Etapas:

SEDE DA ABRALE

Horário de atendimento: 9h às 17h
Rua Pamplona, 518 - 5º andar
Jardim Paulista - São Paulo (SP) - CEP: 01405-000
São orientações mensais.

Mais informações: apoioaopaciente@abrale.org.br ou 0800-7739973 (ligação gratuita)


Dicas de Alimentação para Pacientes com Câncer

A sua dieta é parte importante do seu tratamento de câncer. Comer os tipos certos de alimentos antes, durante e após o tratamento pode ajudá-lo a se sentir melhor e manter-se forte.

Antes de Iniciar o Tratamento

Logo que seu câncer foi diagnosticado, o seu médico conversou com você sobre um plano de tratamento, que pode ter incluído cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia com hormônios e biológica (imunoterapia), ou alguma combinação desses tratamentos.

Todos esses métodos matam células. No processo de matar as células do câncer, algumas células saudáveis também são danificadas. É isso que causa os efeitos colaterais do tratamento. Os que podem afetar a sua capacidade de comer incluem:

Confira abaixo algumas dicas que podem ajudá-lo a amenizar os seguintes problemas.


Perda de Apetite

Mudança de peso (perda ou ganho)

Lesões na boca ou na garganta

Boca seca

Problemas na boca e na garganta

Mudança no paladar e no olfato

Náusea/vômito

Diarréia

Intolerância à lactose

Prisão de ventre

Cansaço e/ou depressão

As recomendações de nutrição para os pacientes com câncer podem concentrar-se em ajudá-los a comer alimentos mais ricos em nutrientes. Para tanto, é aconselhável incluir mais leite, creme, queijo, ovos e óleo na dieta, ou alterar os métodos de cozinhar. Algumas vezes recomenda-se que você coma menos alimentos com fibras, porque eles podem agravar problemas como a diarréia ou lesões na boca.

Essas recomendações foram projetadas para ajudar você a recuperar suas forças e tolerar melhor os efeitos de seu tratamento.


• Administrando problemas
• Dicas






Administrando os problemas de alimentação durante o tratamento



Todos os métodos de tratamento do câncer são muito poderosos. Embora esses tratamentos seja dirigidos às células de câncer em rápido crescimento do seu corpo, as células saudáveis também podem ser danificadas. As células saudáveis que normalmente crescem e se dividem rapidamente, tais como aquelas da boca, trato digestivo e cabelo, são freqüentemente afetadas pelos tratamentos de câncer. Os danos às células saudáveis produzem os efeitos colaterais desagradáveis que causam os problemas de alimentação.

Alguns problemas de alimentação são causados pelo próprio tratamento. Outras vezes, os pacientes podem ter problemas para comer porque estão zangados, preocupados ou com medo.

Enquanto estiver no hospital ou recebendo o tratamento, converse com umnutricionista. Ele poderá lhe dar sugestões de refeições específicas, petiscos e alimentos e de como lidar com quaisquer problemas de alimentação que você possa ter. Lembre-se que não existem quaisquer normas de nutrição inflexíveis e fixas durante o tratamento do câncer. Seguem algumas dicas para manter em mente:

Quando puder, tente fazer refeições e comer petiscos nutritivos; eles o ajudarão a manter a sua força, a impedir que os tecidos corporais entrem em colapso e a reconstruir os tecidos que o tratamento de câncer possa danificar.

Muitas pessoas percebem que o seu apetite é melhor de manhã. Aproveite e coma mais nesse horário. Considere fazer a sua refeição principal do dia cedo e mais tarde substitua as refeições por refeições líquidas se não sentir vontade de comer.

Se não se sentir bem e puder comer apenas um ou dois alimentos, coma-os até que seja capaz de ingerir outros. Experimente fazer uma refeição líquida substituta para ingerir nutrientes necessários.

Naqueles dias em que não conseguir comer nada, não se preocupe. Faça o que puder para sentir-se melhor. Volte a comer assim que puder e informe ao seu médico se esse problema não melhorar dentro de dois dias.

Tente beber muitos líquidos, especialmente naqueles dias em que não sentir vontade de comer. A água é essencial para o funcionamento adequado do seu corpo. A ingestão de líquido suficiente assegurará que o seu corpo recebe toda a água de que precisa. É indicado para a maioria dos adultos, de 6 a 8 copos de líquido por dia. Tente levar consigo uma garrafa d’água durante o dia. Isso pode ajudá-lo a desenvolver o hábito de ingerir líquidos.















• Dicas




fonte:

http://www.abrale.org.br/docs/nutricao/?__akacao=1274962&__akcnt=9789a3ab&__akvkey=c978&utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=13.02.19+Orienta%E7%E3o+Nutricional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla