Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Falta de medicamentos, insumos e insulinas, onde reclamar?

Na semana passa fiz um post sobre o assunto que está rolando nos grupos de diabetes, algo está acontecendo, mas exatamente o que o governo vai fazer ainda não sabemos.



Pesquisei muitas coisas na internet, li muito, falei com várias pessoas nesses dias.. aqui na minha cidade fui no posto onde retiro as tiras e lancetas, fui no órgão da prefeitura onde pego a lantus e na farmácia onde recebo a novorapid por processo administrativo, consegui até falar com a Farmacêutica que trabalha na Prefeitura, por aqui o abastecimento continua normal [ainda bem!] e pelo jeito vai continuar.. mas como me disseram as pessoas com quem falei.. "não podem afirmar que sempre será assim"..

Usando as palavras de minha querida amiga Kath do blog Diabetes & Você "crianças, adolescentes, adultos, idosos e grávidas diabéticas dependem destes medicamentos e insumos..." e sabemos que em muitas cidades e estados do Brasil a distribuição não é efetiva..


Pensando nisso.. gostaria de saber o que fazer para ajudar? Uma ideia que parece sensata é a união de todos, para mostrar e provar para o governo de uma forma geral quais as melhores opções de tratamento.


Mas como essa união ainda não acontece.. penso o seguinte cada um que tem a falta de medicamento e insumos em sua cidade, deve reclamar.. sim reclamar nos lugares apropriados como as Associações, se não houver, nas Ouvidorias por exemplo, faça por telefone, por escrito, pela internet, existem vários meios, ou se a falta for generalizada para várias pessoas e porque não fazer barulho na imprensa, pequenas ações fazem a diferença! É a minha opinião e é o que eu faria no momento se estivesse faltando aqui.


A Sarah postou esse recadinho na página do blog dela no Facebook Eu, meu filho e o Diabetes, estou deixando aqui como dica!

Se você não reclamar de todas as formas possíveis, ninguém vai reclamar por você!



ou pelo telefone 136, mas atenção tenha todos os documentos em mãos inclusive o Cartão do SUS e um detalhe registre a mesma reclamação tanto na página da internet quanto pelo telefone.









Finalizo com um pensamento de Charles Chaplin que cabe a este post!

"Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido



extraído:http://joaopedroeodiabetes.blogspot.com.br/2012/12/falta-de-medicamentos-insumos-e.html

2 comentários:

  1. querida carla , achei muito importante seu blog tenho um filho de 14 anos que tem diabete a 1 ano moro na cidade de ourinhos sp ,aqui já estamos com problema da falta de insulina no posto só que por enquanto ninguem diz o porque ,já teve pessoa que ja fez reclamação e boletim mas até agora não foi esolvido nada hoje resolvi procurar na internet para saber onde reclamar pois por aqui ninguem resolve meu nome e rosinei

    ResponderExcluir
  2. Rosinei, obrigada pela visita. Acho muito importante acionar os governantes porque é obrigação do Estado o fornecimento de medicamentos especiais para a população. Infelizmente sempre temos que acionar os meios judiciais para conseguir uma coisa que é de direito aos portadores de doenças crônicas. Caso for preciso chama a mídia e coloca para eles o que está acontecendo com vcs. não tenha medo é direito nosso e temos que agir. Caso tenha condições de arcar com a medicação vc pode entrar no programa de descontos da Sanofi (http://www.sanofi.com.br/l/br) (SAC 0800-703 00 14
    (2ª à 6ª feira, das 9 às 17h)) para as insulinas sei que o tratamento o custo é alto é um absurdo usar destes meios para conseguir o que temos direito o importante é garantir o tratamento do seu filho. Desde já agradeço a visita e rogo a Deus para que vc. consiga os medicamentos boa sorte saúde a tds. Felicidades, Carla


    p.s: postei no dia 14/02 algumas informações que consegui no blog do João Pedro.


    ResponderExcluir

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla