Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Familiares de pessoas falecidas autorizam cada vez mais a doação de rim no Brasil


Levantamento divulgado ontem pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) revela que a quantidade de operações desse tipo aumentou entre 2003 e 2012. Nas cinco modalidades analisadas – rim, coração, fígado, pâncreas e pulmão -, o número absoluto de procedimentos subiu de 4.437 para 7.457. Na cirurgia mais comum, a troca de rins, o estudo verificou uma mudança no perfil dos doadores.

De janeiro a julho deste ano, a quantidade de doadores falecidos aumentou 4,5% em relação ao mesmo período de 2012. 

Consequentemente, o percentual de troca de rins entre pessoas vivas foi reduzido em 11,6%. A queda tem sido registrada a cada ano, já que a pesquisa mostra que, na última década, os transplantes de rim feitos com doadores vivos diminuíram 27%.
Para especialistas, o quadro se relaciona com uma sensibilização de famílias sobre a necessidade de doar órgãos de pessoas com morte cerebral, além do avanço na tecnologia que prolonga o tratamento do paciente renal e uma alteração no perfil da própria sociedade.

De acordo com o presidente da ABTO, José Medina Pestana, mais da metade das famílias de pacientes com morte cerebral concorda em fazer a doação. Há, ainda, pelo menos outros dois motivos que explicam a mudança nas características dos transplantes de rins:
“As famílias estão cada vez menores, com menos filhos, então a possibilidade de ter um doador compatível diminuiu. Ao mesmo tempo, a qualidade das diálises (procedimento feito para filtrar o sangue) aumenta. Isso dá à pessoa a possibilidade de passar mais tempo esperando pelo órgão de um falecido”, diz. Segundo o especialista, hoje, 20 mil pacientes aguardam um doador no país.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu medico.
abs,
Carla
fonte: http://www.diabetenet.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=7903

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla