Powered By Blogger

sábado, 14 de fevereiro de 2015

“Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas” - APLL

APLL


Quem Somos
A “Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas” (APLL) é uma Associação sem fins lucrativos, constituída por doentes e familiares, profissionais de saúde e voluntários.


O Que Fazemos
  • Apoiar os doentes e os seus familiares (Informação, Financeiro e Psicológico)
  • Divulgar junto da sociedade civil e colaborar com instituições afins
  • Participar em reuniões, congressos, divulgar e partilhar conhecimentos

Visão
Promover o conhecimento e o desenvolvimento no domínio das doenças oncológicas do sangue, abrangendo o ensino, a prevenção, o tratamento e a investigação clínica.

Missão
“Tentar enfraquecer as forças negativas e desenvolver e aumentar as positivas”.

A força da APLL somos todos nós, proporcionando aos doentes novas esperanças



História



11 anos da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas
A “Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas” (APLL), uma Associação sem fins lucrativos, foi criada por profissionais de saúde da Clínica Oncológica V, do Instituto Português de Oncologia do Porto. No seu início a Associação tinha por objetivo a promoção do conhecimento no domínio das doenças malignas do sangue abrangendo o ensino, a prevenção, o tratamento e a investigação clínica e laboratorial. Em 27 de abril de 2001 foram alargados os objetivos passando a dar apoio aos doentes e seus familiares.
Nasceu assim a APLL cujos objetivos na presente data são:
  • Apoiar os doentes e os seus familiares (apoio psicológico e financeiro);
  • Divulgar junto da sociedade civil e colaborar com instituições afins;
  • Participar em reuniões e congressos e divulgar conhecimentos;
  • Organizar campanhas de diagnóstico precoce.

A informação e o apoio ao doente é o principal objectivo da APLL, tendo desde 2004 sido organizados vários encontros de doentes para troca de experiências e histórias. Para os doentes com leucemias houve em 2006 um debate/mesa redonda na Fundação Cupertino de Miranda no Porto, cujo objetivo foi o de estabelecer o diálogo entre doentes e médicos. No dia 1 de março de 2008 realizou-se o I Encontro de doentes no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, subordinado ao tema “A vida para além da terapia”. A 13 de março de 2010 aconteceu o II Encontro de doentes na Ordem dos Médicos, no Porto. Foram abordados temas sobre os direitos laborais dos doentes, problemas na alimentação, passando pelas neoplasias aos seus tratamentos. Contou-se com a presença de 150 pessoas que partilharam as suas experiências e expuseram as suas dúvidas. Em 2011, no dia 14 de maio, no III Encontro de doentes continuou-se a debater os mesmos temas do ano anterior dado o interesse manifestado pelos doentes.
Foram também organizadas reuniões e ações conjuntas da APLL com outras Associações de doentes. De destacar no final de junho de 2009 a comemoração da Semana Europeia Contra a Leucemia. A APLL associou-se à ADL – Associação de Apoio aos Doentes com Leucemias e Linfomas (do H. S. João), à APCL (Associação Portuguesa Contra a Leucemia – de Lisboa), à Sociedade Portuguesa de Oncologia, à Sociedade Portuguesa de Hematologia na distribuição do jornal “Estar Vivo com Leucemia).
Uma das particularidades da APLL é o seu voluntariado que trabalha neste momento no estudo de um conjunto de medidas e iniciativas de intervenção, dirigidas aos doentes e seus familiares. Tanto os membros da direção como os voluntários têm escrito regularmente vários artigos para a Revista Hemato-Oncologia, contribuindo assim para uma maior informação sobre temas relevantes para os doentes.
Durante o ano de 2010 teve início a 1ª campanha de diagnóstico precoce através do calendário “Voluntariado à flor da pele” onde são apresentados os sinais de alerta para estas doenças...(leia mais). Conheça a APLL


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://apll.org/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla