Powered By Blogger

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Vivendo com o Câncer - Sua Identidade - Como você se vê?

 
A sua identidade é uma
combinação de como você se vê, como imagina que os outros o veem e sua experiência de vida. Antes do diagnóstico do câncer, você nunca parou para pensar que sua identidade está baseada em todos esses elementos, você apenas se permitia ser.

Pense sobre as palavras que você usa para se descrever. Talvez você pense em si mesmo
como, por exemplo, um pai ou mãe, um chefe ou colega de trabalho, etc. Você é enérgico ou muito social. Ou talvez reservado e tranquilo. Algumas outras formas de ser são menos óbvias, porque simplesmente não pensamos nelas, como ser saudável ou independente. O câncer muda a forma que você acredita ser.

A Nova Identidade


De muitas maneiras, você é o criador de sua própria identidade. Após o diagnóstico você ouvirá as pessoas dizerem, se referindo a você, palavras, como "paciente com câncer" e talvez até "vítima do câncer”. Você também ouvirá as pessoas dizerem "sobrevivente do câncer" ou "guerreiro". O modo como você se vê e se sente pode influenciar a forma como os outros o veem. Você pode se sentir intimidado  com a doença, do quanto ela toma conta dos seus pensamentos e de sua autoestima. Você lutará para afirmar sua identidade para si mesmo, ao invés de permitir que a doença faça isso por você. Ler livros sobre o tema ou ainda participar de um grupo de apoio irá ajudá-lo a encontrar palavras e maneiras de pensar sobre si mesmo e o que é melhor para você.

Alterações Físicas e Identidade

Nossa sociedade é muito sensível às aparências, todo mundo é consciente sobre sua própria aparência. As pessoas tendem a assumir que uma aparência normal indica saúde e boa personalidade, estigmatizando as pessoas diferentes. Cicatrizes e sequelas podem alterar a percepção e inclusive a identidade de si mesmo.

O primeiro passo é considerar como você se vê, como é difícil se olhar no espelho, observar e aceitar as mudanças que o tratamento do câncer causaram em seu corpo. Lembre-se, ler ou compartilhar com outros pacientes seus desafios pessoais pode ser extremamente importante para seu aprendizado e aceitação do quanto a sua vida mudou e qual a melhor forma para se ajustar às essas mudanças. Isso ajuda a se concentrar no que realmente é importante para você, seus familiares e amigos. Engajar-se com outros pacientes durante o processo de lidar com as sequelas, ajuda tanto a você como a eles a tirar o melhor proveito de todas as situações.
 
 
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sua-identidade--como-voce-se-ve/5428/487/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla