Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

IMC | COMO CALCULAR O ÍNDICE DE MASSA CORPORAL

O índice de massa corporal, mais conhecido pela sigla IMC, é um índice adotado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que é usado para o diagnóstico do sobrepeso e da obesidade. O IMC pode ser facilmente calculado a partir de dois simples dados: peso e altura.

O índice de massa corporal é um relevante indicador de saúde, amparado por vários estudos, que comprovam que, em geral, quanto maior for o IMC de um indivíduo, mais elevado é o risco de morte precoce, principalmente por doenças cardiovasculares.
O IMC é um índice válido para identificar o excesso ou a carência de peso em qualquer pessoa a partir dos 2 anos de idade. Seus resultados são bastante confiáveis, mas a sua principal falha é o fato dele poder superestimar a quantidade de gordura em pessoas que tenham muito peso devido a uma grande massa muscular, como são os casos de atletas de alto rendimento e fisiculturistas.
É importante destacar também que os resultados do IMC não têm validade nas mulheres grávidas, já que estas, além do peso do bebê, também apresentam grande retenção de líquido.
Neste artigo nós vamos explicar como é o cálculo do IMC e quais são os valores ideais em cada um dos seguintes grupos: crianças, adolescentes, adultos e idosos.

COMO SE CALCULA O IMC?

A opção mais simples é encontrar uma calculadora online, como a que disponibilizamos abaixo

Calculadora de IMC

Preencha os campos abaixo
Altura em metros (ex: 1,70 metros)
Peso em quilos
RESULTADO DO IMC
Todavia, se você não quiser usar uma calculadora de IMC, é muito fácil calcular o índice de massa corporal. Basta seguir a seguinte fórmula:
Cálculo do IMC = peso (quilos) ÷ altura² (metros)
Por exemplo, vamos calcular o IMC de uma pessoa de 80 kg, que meça 1,60 m
IMC = 80 ÷ 1,6²
IMC = 80 ÷ 2,56
IMC = 31,25 kg/m²

QUAL É O IMC IDEAL PARA MIM?

Nos adultos, os resultados do IMC devem ser interpretados da seguinte forma:
Baixo peso muito grave = IMC abaixo de 16 kg/m²
Baixo peso grave = IMC entre 16 e 16,99 kg/m²
Baixo peso = IMC entre 17 e 18,49 kg/m²
Peso normal = IMC entre 18,50 e 24,99 kg/m²
Sobrepeso = IMC entre 25 e 29,99 kg/m²
Obesidade grau I = IMC entre 30 e 34,99 kg/m²
Obesidade grau II = IMC entre 35 e 39,99 kg/m²
Obesidade grau III (obesidade mórbida) = IMC maior que 40 kg/m²

O objetivo, obviamente, é ter o IMC na faixa normal, entre 18,50 e 24,99 kg/m². Valores acima ou abaixo desta faixa estão associados a um maior risco de doenças. Quanto mais afastado da faixa de IMC ideal você estiver, seja para mais ou para menos, maior é o risco de você desenvolver problemas de saúde.
Os valores de IMC fornecidos acima são para a população adulta, entre 20 e 65 anos. O cálculo do IMC para idosos, crianças e adolescentes será explicado mais abaixo.

TABELA DE IMC

Além da calculadora de IMC e do cálculo feito á mão com a formula do IMC, uma outra maneira de se calcular o índice de massa corporal é através das tabelas de IMC.
A tabela fornecida abaixo é um dos vários exemplos disponíveis. Procure o a linha que corresponde ao seu peso e altura e veja qual é a sua classificação de acordo com o IMC.
Tabela IMC

CÁLCULO DO IMC EM IDOSOS

Os idosos têm menos massa muscular que os adultos jovens e, por isso, o cálculo do IMC não costuma ter na população mais idosa o mesmo significado que no resto da população adulta. Enquanto que nos adultos um IMC acima de 25 kg/m² está claramente associado a um aumento na incidência de doenças e a um maior risco de morte precoce, nos idosos isso não parece ser verdade.
Há cada vez mais estudos que mostram que os valores de peso ideal sugeridos pelo IMC não se adéquam à população idosa. Por isso, foi proposta uma nova tabela de IMC, concebida especialmente para a população com mais de 65 anos. A forma de calcular o IMC é exatamente igual, porém, os resultados devem ser interpretados da seguinte forma:
a) IMC para mulheres acima de 65 anos
Baixo peso = IMC abaixo de 21,9 kg/m²
Peso normal = IMC entre 22 e 27 kg/m²
Sobrepeso = IMC entre 27,1 e 32 kg/m²
Obesidade grau I = IMC entre 32,1 e 37 kg/m²
Obesidade grau II = IMC entre 37,1 e 41,9 kg/m²
Obesidade grau III (obesidade mórbida) = IMC maior que 42 kg/m²

b) IMC para homens acima de 65 anos
Baixo peso = IMC abaixo de 21,9 kg/m²
Peso normal = IMC entre 22 e 27 kg/m²
Sobrepeso = IMC entre 27,1 e 30 kg/m²
Obesidade grau I = IMC entre 30,1 e 35 kg/m²
Obesidade grau II = IMC entre 35,1 e 39,9 kg/m²
Obesidade grau III (obesidade mórbida) = IMC maior que 40 kg/m²

CÁLCULO DO IMC NAS CRIANÇAS

Os valores do IMC do adulto também não são os mais adequados para crianças e adolescentes. Assim como nos idosos, o cálculo do IMC é o mesmo, mas a interpretação dos resultados é diferente nas crianças.
O processo deve ser feito da seguinte forma: primeiro você deve calcular o IMC através da fórmula tradicional (ou pela calculadora de IMC), depois, com a tabela de idade e sexo fornecida abaixo, veja em que percentil o valor encontrado de IMC se encaixa. Os resultados devem ser interpretados da seguinte forma:
Baixo peso = IMC abaixo do percentil 10.
Peso normal = IMC entre o percentil 15 e 85
Sobrepeso = IMC entre o percentil 85 e 95
Obesidade = IMC acima do percentil 95


Tabela de IMC para crianças
Tabela de IMC para meninas
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.mdsaude.com/2014/10/imc-indice-de-massa-corporal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla