Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Câncer - Gerenciando as Reações das Pessoas

Lembre-se de como foi difícil para você na primeira vez que ouviu que tinha câncer ou se viu no espelho após a cirurgia? Lembre-se da mistura de emoções negativas que sentiu nesse momento! Pode não ser fácil de aceitar, mas as pessoas ao seu redor, até mesmo desconhecidos, podem ter uma reação semelhante a que você teve. Se você tem uma cicatriz muito visível, você pode contar com a atenção indesejada, comentários ou perguntas ao longo do tempo. Mesmo as pessoas mais próximas, que gostam de você, podem inadvertidamente mostrar-se chocadas ao ver pela primeira vez suas cicatrizes ou mesmo deixar escapar um comentário ou pergunta, e podem parecer insensíveis ou impertinentes. Se puder, tente ser compreensivo e paciente com elas. No entanto, pode ser difícil, particularmente se não está se sentindo bem ou está lutando contra suas próprias emoções. Mas, se as pessoas tentarem conversar sobre as sequelas ou cicatrizes, isso significa que elas estão interessadas ​​em sua história e em você.  
Reações Bruscas, Insensíveis ou Ofensivas


É normal sentir-se irritado, com raiva ou magoado quando as pessoas olham para você, fazem perguntas pessoais intrusivas, expressam pena ou o rejeitam abertamente porque você está diferente. Mesmo que eles sejam educados, você pode sentir que simplesmente não é o assunto que eles falariam abertamente com você. Não há problema em ser seletivo sobre com quem você quer falar acerca de sua cicatriz  e sua experiência com o câncer. Simplesmente diga educadamente que você prefere não falar sobre isso e mude de assunto ou sinalize o seu desejo de não ser importunado.

Não espere que todo mundo vá reagir de forma ideal ou compassiva. A falta de conhecimento pode levar ao medo e a estigmatização. O comportamento negativo dos outros poderá causar momentos  de aflição em você. Seu impulso pode ser se esconder das pessoas depois de um incidente particularmente incômodo com uma pessoa impertinente. Resista a esse impulso. Você precisa ser capaz de agir em locais públicos para a sua própria saúde emocional e bem-estar.

Quando você experimentar uma reação muito negativa vinda de outra pessoa, decida se você quer se envolver com ela ou vá embora. Embora você não queira gastar seu tempo ensinando os outros sobre o câncer de cabeça e pescoço e seus tratamentos, saiba que orientar e educar os outros com informações confiáveis ​​sobre sua condição os ajudará a entender e a edificar a empatia e tolerância com você e com outras pessoas. Isto pode ser particularmente efetivo em crianças que podem simplesmente ser socialmente ingênuas para saberem que apontar a sua cicatriz ou expressar uma opinião negativa é doloroso. Então, se você gosta da pessoa, cuja reação negativa o incomodou, faça-a saber, pois isso fará que você se sinta melhor. Se você não quiser se envolver ou sentir que isso não fará nenhum bem, apenas peça licença e vá embora.  Não sinta raiva, nem mágoa, se as pessoas o encaram ou fazem comentários ofensivos sobre a sua aparência. O problema é deles, não seu! Você é um sobrevivente orgulhoso, e não deve perder seu tempo ou emoções com a falta de conhecimento dos outros.

Ajudando o outro a ter uma Boa Reação

Mesmo que você tenha uma cicatriz ou sequela facial importante, a maioria das pessoas vai tratá-lo de forma positiva e se adaptar rapidamente a sua aparência. Após a reação inicial, que pode ser natural, as pessoas começam a agir normalmente. Lembre que a reação não é intencional. Se você está inquieto, desconfortável e ansioso, provavelmente os outros vão se sentir da mesma maneira. Se você está otimista e autoconfiante, ignorando a reação inicial dos outros, eles rapidamente se sentirão mais confortáveis com você.

As pessoas que não sabem o que dizer, mas querem se informar ou manifestar, de alguma forma, o seu apoio, poderão pedir para você falar sobre a doença, que é em si, um tema difícil e desconfortável rodeado de mitos e mistério para muitas pessoas.

Lembre-se que apesar de saber que sua atitude e autoconfiança podem influenciar a reação dos outros, você não é responsável pelo modo como as pessoas reagem. E a primeira reação das pessoas às vezes não é das melhores. Seja paciente, forneça informações relativas ao fato, compartilhe seus sentimentos e dê aos outros o tempo e o espaço para resolverem seus sentimentos. Vá embora sem culpa se as reações de uma pessoa são simplesmente inaceitáveis ​​ou se elas continuam a serem invasivas, inconvenientes ou insensíveis.


                                                                                    





p.s: muitas pessoas ficam longe de mim outras fala que iria pedir a Deus por mim. Foram reações adversas não me incomodei nem um pouco até mesmo  com as reações agressivas sabe por que as pessoas tem pouca informação até hoje me perguntam se câncer pega... eu adorava exibir minha careca há e usa máscara para não pegar nem resfriado...
 
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/gerenciando-as-reacoes-das-pessoas/5430/487/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla