Powered By Blogger

sábado, 2 de dezembro de 2017

Sarcopenia: o que é e como evitar este problema.

musculação contra a sarcopenia

  em Saúde  por 


A Sarcopenia é definida como uma perda involuntária de massa e força do músculo esquelético, relacionada à idade.

É uma das causas mais importantes de declínio funcional e perda de independência em adultos mais velhos.

No entanto, poucas pessoas conhecem este problema.
A Sarcopenia é caracterizada pela redução progressiva e generalizada (isto é, em todas as partes do corpo) da força e da massa muscular. Os resultados são muito adversos, afetando negativamente a qualidade de vida. Há pessoas que perdem grande parte de sua capacidade física em razão da sarcopenia.
O diagnóstico é dado a partir da presença de redução ou perda em 2 dos 3 critérios abaixo:
  • Massa muscular: quantidade de tecido muscular no corpo. Um adulto saudável deve possuir em torno de 60% de massa muscular em seu corpo.
  • Força muscular: tensão que o músculo é capaz de gerar em um determinado movimento. Por exemplo, aperto de mão.
  • Função muscular: capacidade de produzir movimento. Por exemplo, segurança e velocidade em levantar da cadeira e sair andando.

Vale destacar que o diagnóstico da Sarcopenia não está atrelado à perda de peso corporal total. Algumas vezes, a massa magra acaba sendo substituída por outros tecidos, como o tecido adiposo (gordura), e não se reflete no peso total do corpo.


As causas são multifatoriais. Considera-se declínio neurológico, obesidade, alterações hormonais, ativação da via inflamatória (causada por reumatismo, por exemplo), diminuição da atividade física, doenças crônicas como o diabetes, infiltração gordurosa e má nutrição. Todos estes fatores são mostrados como contribuintes. Estudos recentes têm apontado que mulheres portadoras de Atrite Reumatóide estão mais propensas a sofrer com Sarcopenia.

As intervenções em geral para prevenir ou reverter quadros de Sarcopenia ainda estão restritos à alimentação e ao exercício físico.

Estratégias para melhorar a qualidade da fibra muscular têm-se mostrado eficientes. As qualidade da fibra muscular é medida através de:
  • tamanho e forma do músculo,
  • sua capacidade aeróbica (quantidade máxima de oxigênio utilizado pelo músculo durante sua ativação),
  • tecido adiposo (gordura) intramuscular e fibrose (quantidade de tecido conjuntivo no músculo).
  • ativação neuromuscular (velocidade de reação).
Para manter esta qualidade, os adultos mais velhos devem cumprir um programa de atividade física que inclui força muscular (musculação, pilates, etc) e ficar atentos à ingestão de proteínas e aminoácidos.
Idealmente, deve-se fazer exercícios sob orientação de um profissional de educação física. A alimentação também deveria ser avaliada e corrigida por nutricionista. Em casos mais graves ou específicos, pode-se fazer uso de suplementos alimentares específicos. Atualmente, há grande variedade de marcar no mercado. Mas, idosos com deficiência renal devem procurar um médico pois a maior ingestão de proteína e aminoácidos pode comprometer ainda mais a funcionalidade dos rins.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://idosos.com.br/sarcopenia-como-evitar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla